A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) anunciou hoje, Dia Internacional da Tradução, o lançamento da 21.ª edição do prémio de tradução "Traduzir" para o ensino secundário, que reconhece as melhores traduções para língua portuguesa a partir de textos de língua inglesa, alemã, francesa ou espanhola. 

O Prémio "Traduzir" tem o intuito de "dar visibilidade e dignificar a atividade da tradução", explica a FCH-Católica, bem como "estimular o gosto dos estudantes por idiomas estrangeiros". O concurso destina-se exclusivamente a alunos do 11.º e 12.º anos, podendo cada aluno participar em apenas uma das áreas linguísticas referidas.

No total, avança a FCH-Católica, mais de 17 mil estudantes já participaram nesta iniciativa, ao longo das suas 20 edições.  A organização explica ainda que as instituições de ensino que queiram participar na 21.ª edição do Prémio Traduzir devem indicar um docente responsável até ao dia 2 de dezembro de 2022. Por sua vez, a Comissão Organizadora compromete-se a enviar os textos e regras até ao dia 9 de janeiro de 2023.

“A lugar da tradução é cada vez mais relevante num mundo globalizado, onde é expectável que os profissionais sejam capazes de comunicar, de forma desenvolta, pelo menos numa língua estrangeira", explica a diretora-adjunta da FCH-Católica, Alexandra Lopes. Nesse sentido, acrescenta, este prémio "tem tido um enorme impacto junto dos alunos de secundário ao longo dos anos".

Os vencedores serão anunciados no dia 30 de abril de 2023, sendo-lhes entregues quatro primeiros prémios, um por cada área linguística, numa cerimónia que terá lugar a 19 de maio, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.