Será num formato totalmente online que a competição ABC vai regressar, no próximo dia 30 de novembro e até 2 de dezembro. A organização fica a cargo do BEST Aveiro, que dinamizou este evento, pela primeira vez, em 2013. O objetivo era então o mesmo de hoje, explica este grupo: "oferecer aos estudantes a oportunidade de complementar a sua educação, possibilitando-lhes pôr em prática os seus conhecimentos de sala de aula".

Este complemento, acrescenta a organização, é inserido num "ambiente competitivo e motivador, permitindo aos mesmos desenvolver também soft-skills, como gestão de projetos e trabalho em equipa". A edição de 2020 será um caso de estudo na área da biologia, uma "área científica de forte presença no cenário académico de Aveiro.



 

Os participantes, reunidos em grupo ou individualmente, devem, num período de 5 horas, desenvolver sobre um tema que irá ser proposto no início da competição. A 2 de dezembro, os mesmos estudantes deverão apresentar o resultado do seu trabalho a um painel de júris, formado por docentes com conhecimento no tema, representantes de institutos de pesquisa e de empresas da área.

O grupo BEST Aveiro pertence ao Board of European Students of Technology (BEST), uma organização europeia de estudantes de ciências, tecnologias e engenharias, que está presente em mais de 34 países e cerca de 93 universidades. Um dos grupos locais é o BEST Aveiro, sediado na Universidade de Aveiro.

 

 


 

Esta rede procura "desenvolver os estudantes, colocando-os em contacto com desafios, de modo a formar jovens que são capazes de se adaptar a diversas situações e culturas", explica o BEST Aveiro. Formação, eventos educacionais (Local Event on Education - LEoE), a ronda local da European BEST Engineering Competition (EBEC) e um simpósio em inovação (Innovation Now!) são outros dos exemplos de eventos organizados.

As inscrições para o Aveiro Best Competitions estão abertas entre os dias 09 e 22 de novembro. Para mais informações, clica aqui.