#1 A escolha

Nos testes psicotécnicos, ainda no ensino secundário, ficou claro que tinha vocação para trabalhar ao ar livre e em espaços verdes. A minha família tem ligações ao mundo rural e, em específico, à agricultura e eu sabia que, na ESAC, poderia obter formação de qualidade nesta área, ao mesmo tempo ficando na minha cidade – Coimbra. Na minha licenciatura, acabei por encontrar uma componente mais científica do que esperava e, hoje, considero isso essencial. Foi uma boa surpresa.

#2 O espaço

O espaço verde do campus da ESAC é óptimo para conviver com os colegas ou até apenas para passear. Estamos, ao mesmo tempo, dentro e fora de Coimbra, ao estarmos localizados num espaço sossegado que é próximo do centro da cidade. Penso que o resultado é um equilíbrio perfeito para quem quer estudar no ensino superior.  


«[Na ESAC], estamos, ao mesmo tempo, dentro e fora de Coimbra. Penso que o resultado é um equilíbrio perfeito para quem quer estudar no ensino superior»


 

#3 O ensino 

A componente prática é um foco que é transversal a todo o Politécnico de Coimbra. Na ESAC, temos acesso a espaços agrícolas e laboratórios equipados que são uma mais-valia para encontramos um ensino diferenciado. Nesta área em específico, a vertente prática é muito importante – seja no trabalho no terreno ou na componente laboratorial. É uma forma dos estudantes contactarem com o que pode vir a ser o seu futuro. Foi isso que encontrei aqui. 

#4 O emprego

Existe uma grande componente de ligação ao mundo do trabalho. Há atividades e eventos organizados pela ESAC e pela associação de estudantes neste tema, que os podem ligar às ofertas de emprego e aos empresários, ajudando os estudantes a criar um rumo. Por outro lado, todos os cursos da ESAC têm estágio – isso faz toda a diferença. Dá-nos oportunidade de contactar com o mundo do trabalho e saber como aplicar os nossos conhecimentos. 

 

SJR 9746

 

#5 A união 

Sendo uma comunidade unida, a pandemia colocou-nos dificuldades acrescidas, ao impedir a realização de atividades presenciais. A associação de estudantes esteve sempre atentos às necessidades dos estudantes que tinham necessidades. Fomos o elo de ligação entre estes alunos, os serviços de ação social e a própria escola, defendendo e representando os estudantes. 

#6 O ambiente 

Estudar na ESAC é como estar em casa. É ter a ajuda de todos – colegas e professores. É como viver com uma família maior. Existe um contacto grande entre colegas de vários cursos e isso resulta numa ligação entre várias áreas do conhecimento. E também na partilha de contactos e conhecimentos sobre oportunidades no mercado de trabalho, por exemplo.