Organizar as coisas que tens para fazer torna tudo mais fácil e evita que percas tempo desnecessariamente. No que diz respeito à organização da vida escolar, aqui ficam algumas dicas que podes experimentar para organizares melhor o estudo nessas alturas:

 

#1 Arruma o teu espaço de trabalho

É por aqui que deves começar. Uma secretária limpa e arrumada, com todos os materiais necessários à mão é essencial para te organizares e concentrares. Se tiveres de usar a mesa da sala ou da cozinha para estudar, levar contigo todas as coisas de que precisares, assim não interrompes o estudo.


#2 Faz as tarefas com antecedência
 

Deves planear realizar as tuas tarefas com antecedência. Por exemplo, podes deixar os materiais e cadernos preparados no dia anterior. Se forem tarefas maiores, deves realizá-las um pouco de cada vez. É preferível entregar um trabalho que realizaste e reviste com tempo, do que um trabalho feito à pressa no dia anterior à entrega.


#3 Cria um ambiente favorável à concentração
 

Estuda num sítio calmo, silencioso e com o mínimo de distrações (longe da TV, de animais de estimação, da Playstation, ou qualquer outra coisa que te distraia), com uma boa cadeira e muita luz. De preferência, não estudes na cama ou no sofá.


studyinbed

#4 Faz intervalos curtos 

O tempo suficiente para beber um copo de água ou apanhar ar fresco durante dois ou três minutos. Algumas pessoas precisam de fazer estes momentos de pausa muito frequentemente (por exemplo, de 15 em 15 minutos), outras aguentam bastante mais tempo. Mas pelos menos de hora a hora deves fazer uma pausa. Aproveita as pausas para te movimentares e não para espreitar a internet ou a TV, pois só vai tornar mais difícil a tarefa de voltares a estudar.

#5 Estabelece um horário e objetivos 

Planear o que vais estudar em cada dia e durante quanto tempo pode ajudar à concentração e organização do estudo. Não te esqueças que não deves estudar mais do que 60 minutos sem fazer uma pausa, pois ajuda à concentração e a recordar-te do que estudaste. Para evitar ficares aborrecido ou saturado deves ir mudando a disciplina que estudas.

 

photo of student inside classroom 3380743

 

#6 Cuida do corpo

Cumprir a rotina de estudos consome uma grande quantidade de energia, principalmente quando esta rotina ainda não se transformou num hábito. O facto de a aprendizagem ser uma atividade intelectual não reduz a necessidade de cuidar do corpo. O exercício físico e os bons hábitos de alimentação são fundamentais para que tenhas energia para estudares.

#7 Ouve música calma 

Para algumas pessoas ouvir música calma ajuda à concentração. Para outras, apenas distrai. Experimenta e vê que opção funciona melhor para ti. Se resultar ouvir música enquanto estudas, deves selecionar músicas que te ajudem à concentração e não as que dispersam.

Agora que conheces as nossas dicas sobre organizares o teu estudo para te concentrares melhor, podes colocá-las em prática. Assim, vais obter o sucesso esperado na trajetória em busca do conhecimento e do sucesso escolar.