Todos sabem que este período de isolamento social tem tendência para nos deixar mais tristes. Afinal, acabamos por estar sozinhos e, muitas vezes, longe daqueles que mais amamos.

No entanto, para além de não poder conviver quase diariamente com os meus amigos, será que esta quarentena apenas trouxe coisas negativas? Do meu ponto de vista, a resposta é "não"! E é precisamente por isso que partilho convosco a minha reflexão sobre os benefícios que estes tempos me trouxeram. Ao longo de mais de um mês de isolamento, demorei algum tempo até me aperceber das suas vantagens. Mas aqui ficam.


#1 Tempo para mim mesmo

bohdan maylove uMJ1EQih9hI unsplash

Apesar de, por vezes, o querer negar, é inevitável aceitar que, finalmente, tenho a liberdade para ver todas aquelas séries que sempre quis ver, estabelecer aquela rotina de skincare que sentia que me fazia falta, entre muitas outras coisas. Muitas delas, são coisas que antes eu não poderia sequer pensar em fazer, principalmente por falta de tempo.

 

#2 Conforto

max titov aSbmIIY SE unsplash

Posso ir de pijama para as aulas?! Melhor do que isso, vou ter as minhas aulas no conforto do meu escritório em casa?! Acho que se contarmos o número de vezes que cada um de nós, estudantes, pensou nesta possibilidade como um sonho, esse valor ultrapassaria em muito o número de dias de quarentena. Pode dar-se o caso de eu ser o único que acordava com o pensamento sedentário. Bem, se assim for, resta-me encolher os ombros.

 

#3 Flexibilidade e tolerância

victoria heath MAGAXAYq NE unsplash

Durante este período, há prazos mais flexíveis para a entrega de trabalhos e menos tempo de aulas ao vivo (neste caso, de maneira síncrona). Também existe a possibilidade de tomar o pequeno-almoço durante a minha primeira aula da manhã (esta última ainda parece surreal). De uma maneira geral, existe uma maior tolerância, por parte dos professores, para que possamos ultrapassar as dificuldades no nosso trabalho escolar.

 

#4 Melhor organização

jeshoots com 9n1USijYJZ4 unsplash

Para além de ter mais tempo para mim mesmo, tenho ainda a oportunidade de organizar esse tempo da melhor maneira. Não há nada mais eficaz do que uma agenda e rotina diária bem organizada, preenchida na medida certa e com a maior diversidade de tarefas possível: desde trabalhos para disciplinas até atividades lúdicas e exercício físico.

Nem tudo o que o isolamento nos trouxe é mau. Existem aspetos positivos que podem até acabar por passar despercebidos, seja por não repararmos neles, seja por os tomarmos como garantidos. Bom estudo e bom isolamento!