2019 será o Ano Nacional da Colaboração. Esta é uma iniciativa do Govint e dos seus promotores que tem como objetivo último a "promoção de uma nova era da Colaboração”, sensibilizando, inspirando e mobilizando "dirigentes, técnicos e opinião pública em geral", explica este forum, em comunicado. 

Por outro lado, acrescenta a mesma fonte, será oferecido destaque e visibilidade às experiências/propostas colaborativas apresentadas pelas entidades aderentes. 

No âmbito desta iniciativa, serão, durante este ano, envolvidas organizações, comunidades educativas, redes interorganizacionais e parcerias já instaladas ou a criar. Em comum estas entidades devem pretender "desenvolver iniciativas sob este desígnio, num programa nacional em rede, a desenvolver em 2019, que contribua para a promoção e disseminação do conceito de colaboração", explica o Govint.

A dinâmica colaborativa estará também presente no desenho de um Programa Nacional, construído a partir das propostas de iniciativas a desenvolver sob este desígnio, apresentadas pelas entidades e/ou consórcios.

As entidades com interesse em aderir deve enviar proposta(s) de iniciativa(s) a incluir no Programa, até 31 de outubro de 2018, através de preenchimento de formulário disponível em http://www.colaborar.pt.

Logo ANC