Lançada no âmbito do programa Europa Criativa - MEDIA, que, ao longo dos últimos 27 anos, tem apoiado o setor audiovisual europeu, a iniciativa Noite do Cinema Europeu visa mostrar como a UE não só contribui para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas da Europa, mas traz também benefícios para toda a sociedade. Com cerca de 50 projeções gratuitas programadas em toda a UE de 3 a 7 de dezembro, o objetivo desta iniciativa da Comissão Europeia é aproximar a Europa das pessoas, ao mesmo tempo que enaltece a riqueza dos filmes europeus.

Cada uma dos 34 salas de cinema que participam na iniciativa organizará um evento noturno especial, onde será exibido um dos 20 filmes apoiados pelo programa MEDIA. Esta lista inclui os filmes Cold War, The Killing of a Sacred Deer, Girl e Border. Os filmes foram selecionados a nível local pelas salas de cinemas participantes, de modo a permitir-lhes adaptar o programa aos interesses, às especificações e à diversidade dos respetivos públicos. A iniciativa decorrerá em salas de cinema de renome, pertencentes à rede Europa Cinemas, coordenada pelo programa Europa Criativa - MEDIA e pelo organismo de radiodifusão ARTE. Em Portugal aderem à iniciativa os cinemas Medeia Monumental, Ideal, Medeia Nimas e City Alvalade (todos em Alvalade), o Auditório Municipal Charlot (Setúbal), o Teatro Municipal de Campo Alegre e o Cinema Trindade (ambos no Porto.

As projeções serão seguidas de um breve debate em que os interessados terão a oportunidade de debater os filmes com cineastas e críticos de cinema. Estarão igualmente presentes representantes da Comissão Europeia para explicar o programa MEDIA e a sua importância para a configuração do panorama audiovisual europeu.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}