Festival MED. “Divulgar culturas”
28 a 30 de junho
Loulé

Numa altura em que caminha para a sua 14.ª edição, o Festival MED, em Loulé, define-se como um festival de “World Music”. A organização destaca ainda “a mostra gastronómica, pelas artes plásticas, animação de rua, artesanato, dança, workshops”, com um “claro objetivo de divulgar as várias culturas do mundo”.

Musa Cascais. “Lifestyle sustentável”
5 a 7 de julho 
Praia de Carcavelos

A sustentabilidade é um dos lemas desta iniciativa dominada pelo reggae. Na 20.ª edição, este acontecimento sem fins lucrativos e baseado no voluntariado através da plataforma Criativa, recebe as atuações de Alpha Blondy, Tribal Seeds, Anthony B ou Freedy Loks. A organização define-se como “uma comunidade de jovens que acredita ser possível fazer algo diferente, melhor e que aspira a um lifestyle sustentável”.

Ecos do Lima. “Dinamizar pela cultura”
13 e 14 de julho
Ponte da Barca

É “a muralha verde do bosque” e a “corrente do rio Lima” que montam o cenário deste festival, pode ler-se na descrição oficial. Organizado pela Associação Juventude do Lima, o Ecos do Lima caminha para a sua quarta edição. De acordo com a página de crowdfunding criada pelos fundadores, o evento nasceu da ideia de “enaltecer e dinamizar Ponte da Barca”, trazendo até esta zona do país “parte da cultura artística juvenil portuguesa”.

Laurus Nobilis Music. “Só faltas tu”. 
26 a 28 de julho 
Louro, Vila Nova de Famalicão

“Música da pesada” recheia este festival que tem como objetivo a angariação de fundos para a construção da Casa do Artista Amador, com destaque para Septicflesh, Dark Tranquility, Mata Ratos ou Tarantula.

BOOM Festival. “Um estado de espírito”
22 a 29 de julho
Idanha-A-Nova

Mais do que um festival, “um estado de espírito”. É assim que o Boom Festival se define, destacando os princípios de “criatividade, paz, sustentabilidade, humanismo e participação ativa”, por exemplo. Depois da última edição, em 2016, o tema para 2018 é a meditação sobre a geometria sagrada, procurando “homenagear a ligação que existe entre todas as formas de vida e as suas manifestações”.

Andanças. “Festival Internacional de Danças Populares”
1 a 5 de de agosto de 2017
Castelo de Vide

O Andanças descreve a sua missão como a promoção da música e a dança popular como uma forma de intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. Este festival junta, em Castelo de Vide, a tradição e a contemporaneidade, numa lógica de um espectador ativo – conforme recorda a organização, “no Andanças, é possível aprender mais de meia centena de estilos de dança diferentes”.

Músicas do Mundo – Sines. “Música com espírito de aventura”
19 de julho a 28 de julho
Porto Covo e Sines

Uma presença habitual na costa alentejana, o Festival de Músicas do Mundo, em Sines, descreve o seu próprio público como “espectadores-descobridores”. A proposta é a de “música com espírito de aventura”, mostrando a diversidade das expressões musicais do Mundo. Desde a sua fundação, em 1999, o festival já recebeu mais de 1 milhão de espectadores e músicos oriundos de cerca de 100 países e regiões.

Extramuralhas. “Festival Gótico”
23 a 25 de agosto
Leiria

O castelo de Leiria está em obras e por isso o festival gótico Entremuralhas decorre este ano fora daquele monumento, passando a chamar-se Extramuralhas. A Igreja da Misericórdia, o Jardim Luís de Camões, o Teatro José Lúcio da Silva e o novo espaço Stereogun acolhem os concertos desta 9ª edição. «Não somos um bordel mas damos muito prazer», garante a organizadora, a associação de ação cultural Fade In.

Festival do Crato. “Um dos maiores eventos realizados no Alentejo”
29 a 1 de setembro de 2018
Crato

Realizado pela primeira vez em 1984, este evento nasceu com “o intuito de promover os valores culturais e tradições da região”, destaca a Câmara Municipal do Crato. É por essa razão que, mesmo depois da passagem para o conceito de Festival, em 2010, a Feira de Artesanato e Gastronomia tem mantido o seu lugar de destaque. A música tem ocupado lugar de destaque, reunindo “alguns dos melhores projetos da música nacional e internacional”.

Neopop. “Eletrónica underground”
9 a 11 de agosto 
Castelo Santiago da Barra, Viana do Castelo

A música eletrónica é rainha neste evento que celebra a sua 13ª edição. A organização deste evento quer transformar Viana do Castelo na capital do techno, tendo até lançado uma petição online para o efeito. O festival enche de música o porto de Viana de Castelo, durante três dias, prometendo “alguns dos talentos mais entusiasmantes da cena underground”.

Vagos Metal Fest. “Festa do Metal”
9 a 12 de agosto
Quinta do Ega, Vagos

São mais de 40 as bandas convocadas para esta celebração das sonoridades metal nas suas múltiplas vertentes. Cradle of Filth, Kamelot, Suicidal Tendencies, Ratos de Porão, Enslaved ou Sonata Arctica são os nomes mais sonantes. «As férias perfeitas para um metaleiro», aconselha a organização.

Maré de Agosto. “Maré de Diversidade”
23 a 25 de agosto
Praia Formosa, Ilha de Santa Maria

Organizado pela associação cultural homónima, este festival somará no próximo verão 34 edições. A pequena ilha de 6 mil habitantes vibra com este cartaz feito de sons da Suécia, EUA, Guiné, Reino Unido, Nigéria, Austrália ou Bósnia e Herzegovina. Terrakota e Camané alinham na seleção nacional.

Festival Mêda +. “Acrescentar diversidade e cultura”
29 a 1 de setembro de 2018
Meda

Foi por vontade de um grupo de jovens do concelho que nasceu este festival, explica a organização. O objetivo passava por “acrescentar valor e diversidade à dinâmica cultural da Mêda e projetar o nome do concelho”. Para tal, descrevem dois critérios essenciais: “apoiar novas bandas portuguesas” e ainda “abranger vários estilos musicais”, numa experiência “única para muitos dos jovens que habitam no concelho e na região”.

Lisb-On. “Jardim Sonoro”
31 de agosto a 2 de setembro de 2017
Lisboa
A aposta do Lisb-On centra-se numa “experiência urbana”, onde a cidade é o palco central. Por essa razão, este festival realiza-se, durante três dias, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, descrevendo-se como um “jardim sonoro quase secreto”. O alinhamento musical percorre as várias tonalidades da música eletrónica, numa experiência que é descrita como “a festa mais cool da capital”.