A inscrição e participação é gratuita e aberta a todos os estudantes do ensino secundário e profissional, entre os 14 e os 18 anos. A 2.ª edição da Academia Politécnico LX decorre, em Lisboa, de 16 a 21 de julho de 2018. Com o mote "Podes ser o que quiseres", a iniciativa promovida pelo Politécnico de Lisboa (IPL) tem por como objetivo ajudar 50 estudantes do país a descobrir a sua vocação, através de atividades de lazer e aprendizagem. As inscrições podem ser feitas aqui.  

Durante cinco dias, 50 jovens portugueses têm oportunidade de participar em atividades ligadas ao mundo das artes, ciências da saúde, ciências empresariais, comunicação, educação e engenharia desporto ou música, que serão promovidas nas diferentes escolas do IPL, bem como em alguns pontos turísticos e culturais da cidade de Lisboa. Uma agenda completa e diversificada, na qual os participantes têm oportunidade de confirmar as suas "paixões", descobrir outras e perceber melhor o que querem fazer no futuro.

«A primeira edição da Academia Politécnico LX, que decorreu em 2017, excedeu as nossas expetativas quer em termos de candidaturas, quer ao nível do envolvimento e feedback que recebemos dos participantes. Esta é uma forma de darmos a conhecer a oferta formativa do IPL aos jovens estudantes, esclarecendo-os sobre as suas opções em relação ao prosseguimento de estudos no Ensino Superior, e incentivá-los a serem embaixadores do IPL, e das suas unidades orgânicas, junto da sua comunidade. Dado o sucesso de 2017, replicamos a fórmula em 2018», esclarece Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa.

Entre as atividades previstas para este programa, destaca-se a experiência de TV, com os estudantes a assumirem o lugar de operadores de câmara, apresentadores ou a simulação de uma entrevista em ambiente de telejornal, masterclasses de dança, um drum circle onde se fomenta o team building, investigação criminal com recurso à ciência, construção da ponte Leonardo Da Vinci, algumas receitas saudáveis promovidas pela área de dietética e nutrição, entre outras.

A primeira edição recebeu 574 candidaturas. Participaram 50 estudantes (35 raparigas e 15 rapazes), com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, oriundos dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Leira, Porto, Portalegre, Setúbal e Lisboa. Três destes participantes ingressaram no Politécnico de Lisboa no ano letivo de 2017/18.