Os  (UWC) são um movimento educativo que oferece um programa desafiante e transformador a jovens entre os 16 e 18 anos, de forma a inspirá-los a criar um futuro mais pacífico e sustentável.

Mais do que uma forma de terminar o secundário com um diploma reconhecido internacionalmente (o International Baccalaureate), adianta a organização, em comunicado, "a experiência UWC consiste na combinação de um programa académico com atividades extra-curriculares, serviço comunitário e a convivência diária com alunos de mais de 80 nacionalidades".

Numa altura de grandes incertezas a nível internacional, continua a mesma fonte, a líder dos UWC, a Rainha Noor da Jordânia, define que “o objetivo do nosso movimento educacional não é apenas produzir jovens bem formados mas educar ativistas para a paz e os líderes do futuro, capazes de enfrentar os desafios das suas próprias sociedades e contribuir para a construção de pontes entre comunidades e culturas nas suas regiões por todo o mundo”.

Desde que o primeiro UWC abriu, em 1962, no País de Gales, são já 15 colégios espalhados por todo o mundo. Alemanha, Suazilândia, Costa Rica, Índia ou Estados Unidos, são apenas algumas das opções ao alcance de jovens com vontade de explorar formas de fazer a diferença num ambiente verdadeiramente internacional.

No dia 9 de Janeiro, às 15 horas, terá lugar no British Council de Lisboa uma sessão de esclarecimento sobre os UWC aberta ao público. Todos os documentos relativos às candidaturas, assim como outras informações, estão disponíveis no site da Associação UWC Portugal (http://pt.uwc.org) e através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

{module Pub}

{module Always On}