Destinado a jovens entre os 13 e 30 anos, o próximo evento decorre dia 22 de Ssetembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, e terá como premissa o Diálogo Estruturado, abordará temáticas como o estado da arte das políticas públicas de juventude, educação para a cidadania e democracia participativa. Visando linhas orientadoras e propostas que resultem em mudanças, este será um espaço privilegiado de partilha de ideias e debate, que aproxima e coloca lado a lado, os decisores políticos que trabalham as matérias da juventude a nível local e nacional, e os jovens, para que, em conjunto, possam delinear estratégias para a promoção de uma cidadania ativa e informada e contribuir para as políticas de juventude.
Como explica Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude, «durante estas sessões os jovens terão a oportunidade de trabalhar conceitos do domínio da cidadania e da inclusão social aprofundar o seu conhecimento sobre as políticas da Juventude locais e nacionais; e colocar em prática o seu desejo de mudança social. Os decisores políticos serão convidados a partilhar a sua experiência no âmbito dos projetos que dinamizam nos seus territórios junto dos jovens. Pretende-se, assim, promover uma abordagem centrada nos direitos e deveres enquanto cidadãos, no incentivo a uma cidadania ativa, onde todos os jovens são chamados a participar. Não será apenas um debate para os jovens mas um encontro em que os jovens são os protagonistas».

No evento participarão além de dirigentes da Fundação da Juventude, jovens dirigentes associativos, jovens estudantes, dirigentes de institutos públicos, da Agência Nacional Erasmus + - Juventude em Ação, bem como vereadores e técnicos responsáveis pelas políticas locais, nomeadamente a Vereadora da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo; o Vereador da Juventude do Munícipio de Vila Nova de Gaia, Elísio Pinto; o Presidente e a Vereadora da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa e Cristina Tenreiro. 

Os resultados das sessões de trabalho serão apresentados nas Jornadas da Juventude: Cidadania Global - Jovens e o Mundo, que decorrerão de 8 a 10 de Novembro, em Santa Maria da Feira. «Serão criados espaços privilegiados para o debate aberto, inclusivo e participativo em formato de jornadas (três dias), onde participarão jovens cerca de 180 jovens até aos 30 anos de idade e decisores políticos, em registo informal e ativo. Neste evento serão trabalhados temas prioritários entre os decisores políticos com vista a obter resultados úteis que sirvam a política da juventude a nível europeu, nos 8 domínios do Diálogo Estruturado: educação e formação; emprego e empreendedorismo; saúde e bem-estar; participação; voluntariado; inclusão social; jovens e o mundo; e inovação e criatividade», acrescenta Carla Mouro.