Para além de sensibilizar a população jovem do concelho para uma cidadania mais ativa, a iniciativa tem como objetivo reunir opiniões e contributos que permitam adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e perspetivas.

Com um orçamento total de 10 mil euros, o processo do OP Jovem está delimitado a projetos cujo valor máximo seja de 5 mil euros e que integrem as quatro áreas de intervenção selecionadas: Ação Social; Espaços Escolares; Equipamentos Culturais e Lúdicos; e Proteção Ambiental e Energia. Não estando definido o número de propostas a executar, a verba cabimentada será distribuída pela ordem das propostas mais votadas. Se a verba total não for esgotada e a proposta seguinte superar o montante ainda disponível do OP Jovem, será negociada com o proponente a sua reformulação ou faseamento. Não sendo possível alcançar um acordo, será considerada a proposta seguinte e assim consecutivamente.

Tendo em vista um maior envolvimento da comunidade escolar e associativa, a Câmara Municipal vai dinamizar algumas assembleias participativas em contexto escolar e uma de âmbito mais alargado e aberta ao público, e cujas datas serão anunciadas brevemente. As propostas devem ser submetidas até dia 18 de janeiro que, após avaliação e validação pela Comissão Técnica de Análise, ficarão disponíveis para votação através da plataforma www.op.cm-vncerveira.pt . Cada jovem, entre os 15 e os 35 anos, natural, residente, estudante ou trabalhador no concelho, tem direito a um voto. A votação das propostas finalistas irá decorrer entre 11 e 22 de fevereiro. A apresentação dos projetos vencedores está marcada para 25 fevereiro.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}