NOS Alive(Lisboa) a 11 de julho, MEO Marés Vivas (Vila Nova de Gaia) a 20 de julho e Festival F (Faro) a 6 de setembro são os locais e as datas a ter em conta. Os bilhetes para os dois primeiros festivais já se encontram à venda nos locais habituais. Para o Festival F estarão disponíveis brevemente, em data a anunciar.

Editado a 22 de novembro de 1999, "O Monstro Precisa de Amigos", o segundo e último álbum de originais dos Ornatos Violeta, superou as expectativas criadas pelo disco de estreia, "Cão!", e confirmou o talento de Manel Cruz (voz), Nuno Prata (baixo), Peixe (guitarra), Kinörm (bateria) e Elísio Donas (teclados) na composição de canções intemporais que, ano após ano, continuam a ser descobertas, recuperadas ou interpretadas pelas gerações mais novas. É o caso de "Capitão Romance" que conta com o convidado especial Gordon Gano, dos Violent Femmes, uma das maiores referências dos Ornatos Violeta, a cantar em português,"Chaga", "Dia Mau" ou "Ouvi Dizer" com a participação especial e inolvidável de Vítor Espadinha, verdadeiros tesouros do cancioneiro nacional.

Produzido por Mário Barreiros, "O Monstro Precisa de Amigos" foi o habitual "difícil segundo disco" que acabaria por se revelar o magnum opus da banda, quer a nível comercial, atingindo a marca de Platina quer, sobretudo, na recepção pelos fãs e crítica especializada, com a BLITZ a considerá-lo o terceiro Melhor Álbum Português editado nos anos 90 e um dos 25 melhores álbuns portugueses editados entre 1960 e 2000.

Formados no Porto em 1991, os Ornatos Violeta estiveram em actividade perto de uma década, durante a qual conquistaram o estatuto de banda de culto, graças aos dois álbuns editados e às suas intensas prestações em concerto. Em 2002 anunciaram a separação, regressando em 2012 para a celebração dos 20 anos da sua formação, com oito concertos especiais, um deles verdadeiramente memorável em Paredes de Coura.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}