"A organização desta edição pretende celebrar e refletir sobre uma das características mais humanas e simultaneamente difíceis de definir, com grande importância à escala individual e da sociedade: a CONFIANÇA. Enquanto fator determinante na qualidade da relação entre pessoas e instituições, a confiança é hoje um dos temas que mais importa debater e sobre o qual os 16 oradores escolhidos partilharão as suas experiências e ideias mais audazes," destaca Norberto Amaral, organizador do TEDxPorto.

Os primeiros quatro oradores divulgados subirão ao palco do TEDxPorto em Abril para refletir sobre o tema escolhido para esta edição comemorativa de uma década de evento TEDx na cidade Invicta: a confiança. Zak Ebrahim, que já foi orador num palco TED, falará sobre o peso da sua experiência pessoal enquanto filho de um dos terroristas que co-liderou o ataque ao World Trade Center em 1993 e do seu ativismo em prol da paz; Alexandre Botão abordará o tema das fake news, na sua perspetiva de investigador e jornalista; João Monteiro explicará como, com o aparecimento de novas tecnologias e das redes sociais, surgem as teorias da conspiração, o que as caracteriza, como as reconhecer e como evitar sermos enganados por elas; Moran Cerf, orador do TED em 2017 e professor de neurociências, colocará os participantes a questionar os seus próprios pensamentos, explicando como podemos ter uma melhor perceção da realidade e entendimento sobre a nossa atividade cerebral.

A 10.ª edição do TEDxPorto oferece pela primeira vez aos participantes a possibilidade de tradução para Língua Gestual Portuguesa e tradução simultânea para inglês e português. Os bilhetes estão à venda por 54€, preço praticado até ao mês de Janeiro. Há ainda um número limitado de bilhetes a preços especiais para estudantes. Em breve serão anunciados novos oradores.

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}