Signo do mês
Sagitário (22/11 a 21/12)

Para os nativos e nativas de Sagitário, o Natal não tem segredos, sobretudo desde que perceberam que o Pai Natal era um tio disfarçado com uma barba falsa e uma barriga verdadeira. Por isso, já sabem o que vão receber este ano – três pares de meias (com raquetes), roupa interior e uma caixa de bombons (de licor). Nada mau, hein?


 

 

Reação de um nativo de sagitário, depois de receber (mais) um par de meias

 

Capricórnio (22/12 a 19/01)
Há uma lição por retirar algures, na tradição de trocar prendas natalícias. O alinhamento de Orion é claro e diz-me o seguinte: “Oferecer uma prenda implica responsabilidade”. Poderia ter sido um conselho útil quando, em 2018, ofereceram um skate à vossa avó. Quanto a prendas, denota-se nos astros uma tendência para agendas oferecidas por tios afastados.


 

Dona Zulmira mostra as suas qualidades no skate park.

 

 

Aquário (20/01 a 18/02)
Para os nativos e nativas de Aquário, o melhor do Natal são mesmo os doces. Em específico, o acesso rápido a doces. Estou a olhar a minha bola de cristal para prever as vossas prendas. Esperem, está a focar. Vejo um “K”. E vejo um “g”. Hmmm, é só isto. O que será que isto quer dizer?

 



 Kevin Garnett (KG) não parece convencido que a minha visão diga respeito à sua pessoa.

 

Peixes (19/02 a 20/03)
Família e amigos insistem em oferecer aos nativos de Peixes livros variados sobre também variados temas “jovens”, desconhecendo que estes nativos e nativas estão mais interessados, efetivamente, na literatura latino-americana do século XX. “A história universal é a de um só homem”, já dizia Borges, não é?!

 


Típico poster presente nos quartos dos nativos e nativas de peixes.

 

 

Carneiro (21/03 a 20/04)
Um dos clássicos de Natal é o consumo desenfreado de filmes da época. Os nativos e nativas de Carneiro, diz-me a rotação de Andrómeda, vão inovar neste capítulo. Em vez de apostarem numa combinação “Sozinho em Casa” – “Harry Potter”, vão escolher a sequência “Harry Potter” – “Sozinho em Casa”. Brilhante!

 

Touro (21/04 a 20/05)
De acordo com a posição de Alfa-Centauri (B) no firmamento, há novidades bastante interessantes para os lados dos nativos e nativas de Touro. Ao que parece, este poderá ser o primeiro Natal em que, depois de não receberem um presente de um tio afastado, poderão tomar consciência do avanço do tempo e da finitude da infância. A não perder.

 

Reação dos nativos de Touro, depois de tomarem consciência da brevidade cosmológica da existência.

 

 

Gémeos (21/05 a 20/06)
Os nativos e nativas de Gémeos têm um problema grave. Não gostam de bacalhau, nem peru, nem roupa velha, nem rabanadas. Nem leite creme, nem filhós, nem bolo rei, nem polvo. A situação poderá tornar-se grave, como podem perceber. Contudo, o impasse será resgatado por uma das prendas! Bolachinhas de quinoa e sésamo, com pepitas de abacate. Nham, nham.

Caranguejo (21/06 a 20/07)
Não consigo ver nada na minha bola de cristal, relativamente ao Natal dos nativos nativas de Caranguejo. Tudo o que vejo é uma mancha branca imensa, que poderá indicar uma de duas coisas – ou vão receber chocolate branco ou passar as festividades numa tempestade de neve. Eu sei qual preferiria.

Leão (21/07 a 22/08)
Outra dos clássicos de Natal são mesmo as performances musicais de membros da família. Destaque para as sentidas interpretações de “Noite Feliz” e “Jingle Bells” por parte do primo mais velho e da tia afastada. Adequadamente, os nativos e nativas de Leão terão tendência para receber como prenda tapa-orelhas para o inverno. Aproveitem!

 

Nativa de Leão tenta alcançar a nota mais alta de "Let It Snow"

 

Virgem (23/08 a 22/09)
Desde que a selfie invadiu a vida familiar, tudo se alterou no panorama natalício português. Desde logo, porque é agora necessário dedicar cerca de 10 a 15 minutos para que os pais dos nativos e nativas de Virgem consigam (1) colocar o telemóvel em modo selfie, (2) enquadrar todos os membros da família e (3) tirar o polegar de cima da lente. Boa sorte!

Balança (23/09 a 22/10)
Outra das características da modernidade é a presença das mensagens de Natal um pouco por todo o WhattsApp. Os nativos e nativas de Balança vão experimentar uma técnica inovadora – reencaminhar a mesma mensagem para todos os contactos e ver se alguém se apercebe. A minha previsão é clara: ninguém vai dar conta.

Escorpião (23/10 a 21/11)
De acordo com o posicionamento de Sirius no firmamento, o espírito natalício dos nativos e nativas de Escorpião vai sofrer fortes abalos, durante as festividades. As razões são variadas, mas independentemente das causas, a minha bola de cristal tem uma mensagem. Tudo vai mudar naquele momento em que, sentados no sofá, se apercebem de duas coisas. A sua família está reunida. E a sua família está feliz.