A manhã do segundo dia de G-icom começou com um desafio lançado aos cerca de 100 profissionais de comunicação de instituições de ensino superior de todo o país. Em grupos de oito pessoas, os participantes procuraram responder a algumas questões sobre as aplicações do metaverso na forma como estas instituições comunicam e se posicionam.

Em específico, as perguntas de partida deste primeiro exercício desafiaram os participantes a definir os objetivos, conteúdos e estratégias de comunicação a utilizar no metaverso. O desafio colocado surge no seguimento de um primeiro dia de trabalho que envolveu várias apresentações sobre o impacto de tecnologias 4.0 – como a inteligência artificial ou o metaverso – nas dinâmicas sociais, culturais e económicas.

 

Com um foco na tecnologia 4.0, o 10.º G-icom já começou


Começaram os trabalhos da 10.ª edição do Encontro Nacional dos Gabinetes de Comunicação e Imagem das Instituições de Ensino Superior. A primeira sessão focou o papel de tecnologias como a Inteligência Artificial e Metaverso nas comunidades educativas do Ensino Secundário. 


 

 

A criação de um balcão único agregador de todos os serviços prestados aos estudantes foi uma das ideias partilhadas pelos participantes, bem como uma plataforma que recorra a avatars que personalizem a interação. Subjacente às várias propostas está a ideia da criação de um campus virtual que funcione como um ponto de partida para ações interativas como visitas virtuais ou sessões informativas.  

Outro dos objetivos destacados relaciona-se com a noção de que a presença no metaverso deve ser diferenciada daquela que é concretizada através dos restantes canais online das instituições de ensino superior, recorrendo a ações de gamificação e de formação, por exemplo. A necessidade de criar parcerias com entidades de vários setores, de forma a financiar os custos inerentes à construção destas soluções, foi outro dos pontos sublinhados.

 

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O impacto do metaverso no posicionamento das instituições foi também abordado, destacando-se, neste particular, a possibilidade do reforço da aposta em valores como sustentabilidade, interculturalidade e inclusão enquanto vetores-chave da comunicação.

O G-icom continua durante a tarde de hoje, com a realização de um painel sobre as interligações das tecnologias 4.0 com áreas como a Ética, a Ciência, a Gestão ou a Saúde Mental. A terminar o evento, os participantes vão trabalhar em conjunto na síntese de conclusões acionáveis, tendo em vista a incorporação dos conhecimentos adquiridos no dia a dia dos profissionais de comunicação.