Durante os próximos dois dias, cerca de 80 representantes de Gabinetes de Comunicação e Imagem de mais de 40 instituições de Ensino Superior estarão reunidos, na Foz do Arelho, refletindo sobre as formas de comunicação com os jovens.

Esta é a premissa do G-icom, evento anual que é, desde 2012, organizado pela Forum Estudante. Na sessão de abertura da oitava edição, o fundador da Forum Estudante, Rui Marques destacou como, ao longo dos anos, este evento tem vindo a "valorizar, cada vez mais, o sentido de comunidade".

Ainda que as instituições de ensino superior representadas no G-icom concorram, na busca de novos estudantes, a relação entre elas poderá ultrapassar a mera competição, salientou. "Esperamos que possam, durante estes dois dias, criar mais-valia e oportunidades de colaboração", realçou Rui Marques, de forma a "concretizar a possibilidade de crescermos juntos".

 

Vídeo com os melhores momentos da sétima edição do G-icom (Fonte: Canal do YouTube da Forum Estudante)

 

Nesse sentido, detalhou, haverá passos de "benefício mútuo" que poderão ser dados, como o aumento total do número de candidatos ao Ensino Superior, a sensibilização da tutela para a importância das estruturas de Comunicação e Imagem nas IES ou a formação de novos caminhos e alianças.

 

 MG 3913

 
O papel da Forum Estudante, enquanto organizadora deste encontro anual, passa por "servir, ligando e criando comunidade", definindo a agenda deste trabalho colaborativo. Por essa razão, o programa elaborado passará por temas como tendências comunicacionais, comunicação de Ciência, tendências demográficas, novas plataformas de ensino ou canais digitais.

A fechar a sua intervenção, Rui Marques deixou votos de que os dois dias de trabalho sejam produtivos, realçando o papel da Forum Estudante neste processo colaborativo. "Construam connosco esta rede colaborativa. A Forum Estudante estará do vosso lado, para vos ajudar a encontrar as melhores respostas".