Foi em março de 1996 que a Capcom lançou o primeiro jogo da saga
Resident Evil. Na altura, o título foi lançado para as PlayStation de primeira geração. Resident Evil foi recebido com muito entusiasmo, ao misturar elementos do género survival horror com a mecânica de ação de um shooter. Rapidamente, tornou-se no jogo mais vendido de sempre da PlayStation, sendo que, no total, terão sido vendidas quase 3 milhões de cópias em todo o mundo. 

O primeiro título de Resident Evil deu a conhecer dois dos principais protagonistas da saga: Chris Redfield e Jill Valentine. Chris e Jill são elementos de uma força especial denominada S.T.A.R.S. que investiga, nos subúrbios de Raccoon City, o desaparecimento de alguns colegas. Rapidamente, dão por si aprisionados numa mansão repleta de zombies e outros monstros. Nesse momento, a missão passa a ser apenas uma – sobreviver.

 

 

Cerca de 30 jogos (e seis filmes) depois, o novo título da saga chegou a 7 de maio, dia em que Resident Evil Village – que é também informalmente conhecido como Resident Evil 8 – foi lançado para todas as plataformas. Chris Redfield volta a fazer uma aparição, desta vez como um elemento externo e misterioso cujas estranhas ações o jogador precisará de investigar.  

O legado de Resident evil 

Com um trajeto tão longo e recheado, é natural que nem todos os lançamentos tenham tido o mesmo sucesso. Um dos mais populares será certamente Resident Evil 4, um título de 2005 que trouxe grandes inovações como a hoje habitual perspetiva fixa acima do ombro do protagonista (e não em ângulos fixos, como até aí). Por essas e outras razões, “o legado deste jogo é complexo”, como realça a Venture Beat, sendo “o pai dos third-person shooters modernos”.  

 

 


 

Novo filme a caminho
 
 A saga Resident Evil já deu origem a dezenas de jogos e seis filmes. Em 2021, será ainda lançado um novo filme com o subtítulo “Bem-vindos a Racoon City”. A estreia está marcada para novembro.


 

 

Mesmo tendo em conta estas mudanças ao longo da série que a aproximaram de outros géneros, a verdade é que a saga Resident Evil revitalizou um em específico o survival horror. E esse parece ser o caminho que a equipa da Capcom procura reforçar com o Resident Evil Village. O produtor do jogo Peter Fabiano deixou mesmo uma garantia: “[Este] é o melhor jogo surival horror de sempre”