#1 ESECTV

estudio 2

 

Criada em 2003, a esectv é uma estrutura de produção de vídeo e televisão da Escola Superior de Educação de Coimbra, com o contributo base de professores e alunos da licenciatura em Comunicação Social, contando também com a colaboração de alunos e docentes de outras licenciaturas.

O funcionamento regular está assegurado por um núcleo base composto por profissionais da área formados pela ESEC, tendo em conta que este é um projecto formativo inserido no Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Coimbra. A esectv tem produzido para dois fins distintos: programas de televisão e outros trabalhos em suportes multi-plataforma.

Desde 2005, produz um magazine cultural sobre Coimbra transmitido semanalmente na RTP2 (sextas-feiras às 15h30, com repetição na segunda-feira à noite). Estes programas estão disponíveis em Língua Gestual Portuguesa em colaboração com o Curso de LGP ministrado na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Podes seguir este projeto aqui.


Clica nas setas para conhecer os projetos seguintes.


 

#2 Limites Invisíveis

 2 Limites Invisíveis

 

“Limites invisíveis: Educação em ambiente outdoor é um projeto que pretende implementar Programas de Educação Outdoor – em ambiente natural, tratando-se assim de um complemento à oferta educativa formal para crianças entre os 3 e os 10 anos. As atividades são desenvolvidas na Mata Nacional do Choupal e o projeto integra ainda as Academias Gulbenkian do Conhecimento.

O projeto foi criado por Luana Pinho e Isabel Duque, ambas licenciadas em Educação Básica pela ESEC, onde realizaram também o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

 

 

Assim, o objetivo primordial do projeto é a promoção de experiências educativas com crianças entre os 3 e os 10 anos, em espaço exteriores, de contacto com a natureza, de forma a desenvolver disposições e competências de aprendizagem e respetivo sucesso académico, bem como a adoção de estilos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis. IIsto porque, “na natureza, as crianças têm oportunidade de se desenvolverem de forma saudável”, como afirmam Luana Pinho e Isabel Duque, Educadoras em ambiente outdoor do Projeto Limites Invisíveis, ambas licenciadas em Educação Básica pela ESEC, onde realizaram também o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Podes descobrir mais sobre este projeto em http://limitesinvisiveis.pt/.

 

Clica nas setas para conhecer os projetos seguintes.


 

#3 Letras Prá Vida

 

3 Letras Prá Vida
 

 

O projeto Letras Prá Vida consiste em oficinas de alfabetização de adultos promovidas pela ESEC, sob a coordenação pedagógica das professoras Dina Soeiro e Sílvia Parreiral. Envolve cerca de 25 dinamizadores, incluindo professores e estudantes de diversos cursos da ESEC, que trabalham com mais de 120 participantes, organizados em nove grupos heterogéneos.

Através de diversificadas atividades de promoção da leitura e da escrita, baseadas nas necessidades quotidianas das pessoas, procura valorizar-se a «literacia da vida», promovendo a capacitação e o empoderamento dos participantes.

 

 

A sua abordagem multidisciplinar e não formal, aliada à flexibilidade da planificação, permite alcançar o principal objetivo deste projeto, caracterizado pelas palavras das suas coordenadoras: «alfabetização com o coração».

Podes ficar a conhecer mais aqui. 

Clica nas setas para conhecer os projetos seguintes.


 

#4 Design For Them

 

4 Design For Them

 

O projeto Design For Them (Projeto de Design Social) pretende reunir durante oito horas, de forma voluntária, e sem fins lucrativos, criadores da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), de várias áreas de saber (Arte e Design, Comunicação e Design Multimédia, Comunicação Organizacional) para apoiar instituições locais que tenham carências ao nível da sua identidade corporativa.

Assim, pretende-se criar uma relação entre alunos e instituições e/ou pequenas empresas carenciadas, num projeto de cariz social, com vista à renovação das suas imagens.

 

 

Os responsáveis pelo projeto, os docentes Nuno Chuva Vasco e Bartolomeu Paiva, pretendem despertar os alunos para uma consciência de voluntariado, numa prática coletiva e colaborativa, de abordagem multidisciplinar, com um resultado final prático de apoio a instituições locais.

Podes saber mais aqui. 

Clica nas setas para conhecer os projetos seguintes.


 

#5 Night Runners Coimbra

 

 5 Night Runners Coimbra

 

Os alunos do 3º ano da Licenciatura em Desporto e Lazer da ESEC organizam, todas as quartas-feiras, às 21h30, a partir do Largo da Portagem (em Coimbra), uma prática desportiva comunitária.

O Night Runners Coimbra consiste numa corrida ou caminhada noturna pela cidade de Coimbra. Este projeto pretende trazer as pessoas para a rua numa perspectiva de "Desporto para Todos", promovendo atividade física e desportiva junto da população, estimulando a sociabilização e dando a conhecer a cidade.

 

 

Os diferentes registos, de caminhada ou corrida, permitem chegar a todos os públicos, independentemente da idade ou da condição física, sendo que cada participante é que escolhe qual o nível de intensidade que pretende.

Sabe mais na página de Facebook da organização: https://www.facebook.com/NIGHTRUNNERSCOIMBRA.