Os participantes, no 3º dia da academia 'I Love We' foram recebidos, na Câmara Municipal de Lousã, um pouco depois das 10h da manhã, pelo vereador da juventude da câmara, João Santos. O vereador falou aos jovens sobre a história desta cidade, os seus pontos fortes, caraterísticas que a diferenciam e lendas com centenas de anos.
À FORUM, o vereador refere que “estas atividades são extremamente importantes para os jovens”. Além de promover o concelho, através dos jovens, “estamos também a promover os nossos embaixadores, como é o caso de José Gaspar, e os participantes poderão assim assistir ao vivo, e de forma apaixonada, à forma como ele conta as nossas histórias”.
O percurso foi dirigido pelo embaixador referido pelo vereador, José Gaspar, que começou por contar alguns pormenores sobre a cidade: “a Lousã é uma vila com 17 mil habitantes, a 28km de Coimbra com uma serra em que o ponto mais alto tem 1205 metros”. Explicou, em seguida, que o percurso a pé seria relativamente simples. O trilho teve uma pausa nas piscinas naturais onde os jovens puderam mergulhar e almoçar, antes de seguirem para o Castelo de Arouce para ouvirem e a lenda da Princesa Peralta e do rei Arunce.
Os participantes seguiram para o Campo de Férias Conde de Foz do Arouce para uma atividade foi relacionada com a questão do ambiente. A ação foi dinamizada pelo professor Nuno Chuva Vasco, mas não antes de falar aos jovens sobre o curso “Arte e Design”, acerca da estrutura da licenciatura e das suas saídas profissionais. Depois, os jovens reuniram-se em grupos de quatro para construir um ninho ou bebedouro para pássaros a partir de embalagens de sumo ou leite.
Começaram por desenhar nas embalagens o que pretendiam, recortaram, lavaram as embalagens para retirar restos de resíduos e pintaram as embalagens com tintas de acrílico. No fim, penduraram pelas árvores do campo de férias contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos pássaros, ao mesmo tempo que reutilizavam embalagens e descobriram mais sobre design sustentável.
“Exemplificar aquilo que poderá ser um prato que os estudantes podem fazer”
Da pintura, os jovens passaram para outra forma de arte, a gastronomia. Este curso do Politécnico de Coimbra é lecionado em parceria com quatro escolas e é o único curso de gastronomia em Portugal e foi criado com o intuito de ter “alguém para pensar a gastronomia”.
De acordo com a diretora do curso de gastronomia da ESEC, Andreia Moura, o objetivo da atividade foi “fazer uma pequena demonstração para que os jovens pudessem verificar algumas técnicas simples e práticas”. Foram escolhidos dois pratos para serem confecionados e umas bebidas frescas e naturais.
“Vamos exemplificar aquilo que poderá ser um dia um prato que os estudantes podem fazer em casa quando vierem estudar para o ensino superior, um de frango e outro de tofu”, acrescentou o professor convidado do curso, Luís Labrador. Pretende que os jovens se vão ambientando ao dia-a-dia do ensino superior, e tenham acesso às ofertas do Politécnico. “Para mim é também um momento muito especial, estar a conviver com jovens e saber que podemos partilhar as nossas experiências com eles. Estes são momentos únicos que esperemos que sejam repetidos por muitos anos pois dão-nos energia para continuar na nossa missão enquanto professores”, finalizou.
Para finalizar o ciclo de atividades, dois estudantes do 1º ano da licenciatura ‘Desporto e Lazer’, Joana Cascão e Duarte Baeta, trouxeram uma pequena aula de fitness aos nossos participantes, que aproveitaram para fazer perguntas aos universitários sobre a estrutura do curso e possíveis saídas profissionais.
O dia ficou ainda marcado por um mergulho no rio antes do jantar, um momento de descontração, partilha de emoções, fotografias para recordar e muitas gargalhadas.
Podes saber mais sobre o primeiro dia desta semana (aqui), ou o sobre segundo dia (aqui).