Seguindo os costumes dos mais antigos, os jovens da Academia da Comunicação foram do castelo da Lousã à “Aldeia de Xisto” do Talasnal. Por caminhos surpreendentes, rodeados de uma paisagem de tirar a respiração (expressão irónica, tendo em conta a verdura envolvente), riachos de perder de vista e até mesmo um castanheiro que havia sobrevivido a cinco fogos, subimos a Serra da Lousã e chegámos ao lugar onde “Reina a Natureza”.
Enquanto alguns participantes recuperavam energia, outros participavam numa atividade orientada pela professora do curso de Artes e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Sílvia Espada. De forma a colocar estes futuros estudantes universitários em contacto direto com a área que leciona, a professora, juntamente com alguns alunos e outros docentes, propôs-lhes que os ajudassem a preparar uma instalação artística.
A construção obedeceu a três critérios: ser de fácil e rápida execução, gastar poucos recursos e aludir à paisagem. Nasceu daí uma árvore, feita
de galhos mortos de outras árvores que "ganharam vida", depois de adornados pelos participantes da I Love We com alguns pássaros feitos de cartão. Terminada a obra dos nossos (aqui nascidos) artistas, seguiu-se uma breve explicação do curso de Artes e Design, por parte dos professores e alunos presentes.
Prontos a continuar o nosso caminho, fomos intercetados por um divertido grupo de jovens espanhóis, com o qual foi possível trocar alguns “gritos de guerra” e partilhar “gritos de paz”. Afinal de contas, eles são, ou não são, os “nuestros hermanos”?! Embalados pelas cantorias e pela boa disposição, seguimos Serra a baixo em direção às piscinas naturais da Lousã onde, entre mergulhos e banhos de um sol tímido, se passou uma excelente tarde.
Depois de todo o dia passado ao ar livre, foi tempo de recolher e passar o serão no conforto d’O Teatrão de Coimbra a assistir à peça “O Despertar da Primavera”, representada pelos alunos finalistas do curso de Teatro e Educação da ESEC. Terminada a peça, tempo ainda para uma sessão de esclarecimento de dúvidas relativas a este curso descrito como o “mais prático" da oferta formativa da escola.