O dia esperado por vários jovens de todo o país finalmente chegou e as atividades começaram hoje, dia 5 de julho, logo de manhã, à medida que os vários estudantes iam chegando à Escola Superior de Educação de Coimbra. A sessão de abertura foi conduzida pelo vice-presidente da ESEC, o professor César Nogueira. “Queremos que se divirtam, que conheçam a cidade e os nossos cursos”, afirmou o professor, relembrando que a ESEC tem um leque variado de cursos e que nenhuma decisão que os jovens tomem no ensino superior terá de ser definitiva.

Academia “nasceu da diversidade de cursos que a ESEC possui”

Nesta mesma linha, a professora Joana Fernandes referiu que este projeto, a semana da comunicação I Love We, nasceu da diversidade de cursos que a ESEC possui. E que “todos os cursos têm um denominador comum – a comunicação” e que “em cada curso trabalhamos a relação com o outro”.

Depois da sessão de abertura, os participantes seguiram para a primeira atividade do dia, dinamizada pelo professor Mário Montez, da licenciatura em Animação Socioeducativa. O objetivo da atividade “é que as pessoas se conheçam alguma profundidade, saibam quais as motivações das outras pessoas e que questões as preocupam”, explicou o professor. Cada participante teve de escolher um postal ilustrado com imagens, que se identificasse, encontrar uma dupla e partilhar com o par o porquê da escolha do postal.

professorcompressed


Os mesmos pares, de seguida, fizeram “uma dinâmica sobre o que é que as pessoas pensam na sociedade, quais os problemas que os preocupam e possíveis soluções para a resolução destes problemas”, para que os jovens reflitam acerca do que é que a educação pode contribuir para resolver esses problemas.

Após o almoço, e depois da apresentação dos cursos ‘Comunicação Social’ e ‘Comunicação e Design Multimédia’ pelas professoras Susana Borges e Fernanda Antunes, respetivamente, chegou a altura de dar a conhecer os estúdios da ESEC TV, o programa da RTP2 dedicado à divulgação cultural da cidade de Coimbra. O fascínio dos jovens pelo estúdio foi notável, desde as câmaras e as luzes à régie. Aqui, tiveram a oportunidade de ler um teleponto. Este espaço, no período de aulas, referiu a dra. Alda, pode ser "requisitado por qualquer aluno que pretenda fazer gravações".

Do estúdio de tv passaram para o estúdio de gravação de som, onde podem ser gravadas músicas, dobragens de filmes ou séries ou até vozes de desenhos animados. A ESEC tenta acompanhar as tendências a nível de tecnologia e de materiais, como nos referiu o técnico presente: “a Escola tenta sempre disponibilizar aquilo que é a referência no mercado de trabalho aos seus alunos”.

Alunas de Turismo organizam peddy-paper para mostrar Coimbra

Para conhecer a cidade de Coimbra, e para finalizar as atividades do dia, duas alunas do curso de turismo, Margarida Silva e Catarina Alves, organizaram um peddy-paper pela cidade. Este curso da ESEC é o curso de turismo que, de acordo com a coordenadora, "tem mais procura em Portugal".

“Preparámos um peddy-paper com alguns pontos onde os alunos têm de passar. Em cada ponto têm um desafio, que consiste em tirar fotos originais, para ganharem um prémio”, referiu a aluna Margarida Silva. Catarina Alves acrescentou que o objetivo desta atividade foi “mostrar os pontos turísticos da cidade e puxar pela originalidade e criatividade de todos eles”.

Amanhã as atividades continuam e contam com uma descida do rio, um pic-nic no Choupal, uma oficina de encenação, uma conversa pós-espetáculo moderada por alunos e entre outras atividades.