Para olhar a nossa alimentação, necessitamos de focar a área da alimentação animal. Afinal de contas, será importante perceber quais os passos que são dados para garantir o crescimento saudável dos animais envolvidos na indústria agropecuária. Por essa razão, ficarás a conhecer por dentro este setor, com destaque para as condições necessárias para assegurar o seu desenvolvimento sustentável.

Neste ponto, haverá vários em destaque tópicos em destaque. Para além da Segurança Alimentar, vais poder saber mais sobre Nutrição, Saúde e Bem-estar Animal. Muitas das alterações, neste campo, partiram de políticas Europeias que são hoje seguidas em Portugal. O conhecimento destes cuidados assegurados pelas empresas do setor da Alimentação Animal vai garantir-te também uma literacia alimentar, mostrando-te quais os produtos que respeitaram o bem-estar animal, antes de serem comercializados. Ou seja, poderás ter informação essencial, para aplicar na próxima ida ao supermercado.

Uma Só Saúde

Uma das questões relevantes para encarar a alimentação do século XXI é, por exemplo, o tema da utilização de antibióticos na alimentação animal e da resistência antimicrobiana. Por essa razão, vamos saber que passos que foram dados, no sentido da criação de uma política de “One Health” ou de “Uma Só Saúde”, em linha com as recomendações das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

animals baby blur 288621

A alimentação é também uma peça fulcral no desenvolvimento económico. O setor da alimentação animal, por exemplo, representa um volume de negócios de cerca de 1500 milhões de euros por ano, influenciando diretamente a atividade pecuária (que, por sua vez, movimenta mais de 2700 milhões de euros anuais). Muita desta atividade segue práticas inovadoras, com as quais poderás ter contacto, fundadas em conceitos atuais como economia circular e de rentabilização de coprodutos.

E porque a economia se faz de pessoas, focaremos também algumas das saídas profissionais e oportunidades que surgem nestes setores, explorando as suas ligações ao mundo da Química ou da Engenharia, por exemplo. Estas indústrias podem cumprir um importante papel, ao garantir um desenvolvimento sustentado do território, combatendo a desertificação e o abandono e promovendo a coesão e a biodiversidade.

animal barn chicken 195226

Para saberes mais sobre estes temas, entre outros, fica atento a este espaço mensal, na edição impressa da revista Forum Estudante. E não percas outras ações que se espalharão pelo país


A Alimentação nas Escolas

No âmbito deste projeto, as Escolas também irão receber a mensagem da sustentabilidade na área da Alimentação, com ações realizadas nas escolas. No Dia Mundial do Animal, a 4 de outubro, os estudantes e comunidade escolar poderão a ficar a saber mais sobre o tema da Alimentação Animal. Já a 16 de outubro, no Dia Mundial da Alimentação, serão visitadas 50 escolas e algumas empresas do setor, dando a conhecer tudo o que é feito nesta área.

 

Pin It