Quando te perguntarem o que vais fazer da vida, diz-lhes que vais fazer o que gostas”. É com esta frase que começa o vídeo de promoção da campanha Geração Pro, do IEFP. Lançada no final de 2017, a ação teve como objetivo afirmar os Cursos de Aprendizagem do IEFP como uma oferta formativa à disposição dos jovens, depois de terminado o 9.º ano de escolaridade, que permite obter uma certificação escolar (correspondente ao 12.º de escolaridade), e uma certificação profissional (nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações). Tudo isto, sem esquecer a possibilidade de prosseguimento de estudos a nível superior.  

Os Cursos de Aprendizagem têm uma duração de 2 anos e meio (o equivalente ao 10º, 11º e 12º anos de escolaridade) e juntam os estudos com a obtenção de experiência profissional em empresas parceiras do IEFP. “Depois, com o 12º ano no bolso, és livre de escolher o que queres fazer: podes continuar a estudar ou procurar uma oportunidade de trabalho”, destaca o IEFP, no seu site. 

 

 

No total, existem mais de 100 Cursos de Aprendizagem, divididos por diversas áreas –  Restauração, Mecânica, Informática, Saúde ou Multimédia são alguns exemplos. De acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência (DGEEC), no ano letivo 2018/2019, estes cursos contavam com mais de 20 mil estudantes matriculados em todo o país. Fica a saber tudo sobre os Cursos de Aprendizagem.   

                                                                                                                                                                 

O que são Cursos de Aprendizagem? 

Qualquer interessado pode frequentar um Curso de Aprendizagem, desde que tenha menos de 25 anos, o 9ª ano de escolaridade e ainda não tenha concluído o Ensino Secundário. A abordagem prática do ensino é uma das marcas destas formações, uma vez que o objetivo é a preparação para o desempenho de uma profissão. O foco está em permitir uma aprendizagem “ao vivo”, complementando a teoria com a prática. Por essa razão, do total de 2800 a 3700 horas de formação (cerca de 2 anos e meio), 40% da formação são realizadas numa empresa (cerca de nove meses). 

A regra, nos Cursos de Aprendizagem, é “aprender fazendo”. Desta forma, a oferta formativa é centrada sobretudo em áreas de natureza tecnológica. A cada ano, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) atualiza a oferta existente às necessidades de contratação das empresas, de forma a garantir índices de empregabilidade elevados. 

 

 


Podes fazer a tua pré-inscrição num curso de aprendizagem em iefponline.


 

 

Durante um Curso de Aprendizagem, os formandos têm ao seu dispor vários apoios. Desde logo, recebem subsídio de refeição e de transporte, bem como uma bolsa de profissionalização. Em alguns casos, poderá ser ainda atribuída uma bolsa de apoio para material de estudo e subsídio de acolhimento ou alojamento. 

Para saber mais sobre os Cursos de Aprendizagem, podes visitar www.iefp.pt, onde encontras informação sobre o curso que mais te interessa e poderás fazer a tua pré-inscrição. Para encontrar ajuda especializada, também podes contactar o Centro de Educação e Formação Profissional mais próximo ou o Servido de Formação Profissional promotor da formação pretendida.