21 885 47 30 | geral@forum.pt

E foi num dia cheio de História, e histórias, que acabou mais uma edição da I Love We.

Foi em Condeixa que se deu o pontapé final desta semana inesquecível, mais concretamente, na biblioteca municipal Eng. Jorge Bento. Depois de feita a introdução aos cursos de Gerontologia Social (GS) e Comunicação Social (CS), ambos lecionados na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), e tiradas todas as dúvidas relativamente aos mesmos, os nossos participantes foram divididos em quatro grupos distintos, participando em atividades no âmbito de diferentes cursos da ESEC.

O primeiro grupo esteve, como forma de contacto com o curso de Língua (e não linguagem) Gestual Portuguesa, a aprender, nesta mesma língua, a música “Amar Pelos Dois”. A música mais ouvida por todos os portugueses no último ano ganhou uma nova dimensão, depois de traduzida para os olhos de quem não a pode escutar.

Numa outra sala da Biblioteca Municipal, decorria uma atividade que ligava os jovens aos cursos de Comunicação Organizacional (CO) e Comunicação Design e Multimédia (CDM). Os participantes foram desafiados a criar um cartaz promocional da I Love We’19 no qual, com a ajuda de várias técnicas e materiais (aguarela, canetas de feltro, carimbos, ou até mesmo as próprias mãos) registassem a sua semana. Deste modo, puderam juntar a área da comunicação organizacional e o design de uma forma muito direta, experienciando um pouco aquilo que poderá ser o percurso deles pela ESEC.

Na maior sala, encontrava-se o maior grupo e com o maior tesouro: os idosos. Ricos em histórias e experiências, estas foram partilhadas entre muitos e registadas por tantos outros. De forma a ligar o curso de GS ao curso de CS, duas professoras propuseram que um grupo de “mais novos” se juntasse a um grupo de “mais velhos” e que, deste modo, partilhassem experiências e vivências; e que os outros assumissem o papel de jornalistas durante toda a sessão, registando o que lhes parecesse mais interessante de modo a, durante a próxima semana, já em casa, escreverem uma reportagem sobre tudo o que viram e ouviram.

DSC 0955

Terminadas as atividades, seguiu-se um picnic e, passando das histórias à História, partimos para as ruínas Romanas de Conímbriga. Acompanhados pelo arqueólogo José Ruivo, os nossos participantes ficaram a conhecer ao pormenor a “Casa dos Repuxos”, um pequeno palácio de uma família romana abastada, que, com um jardim ao centro, era o exemplo perfeito do que eram as casas naquela altura.

Conhecida a casa, foi tempo de voltar à casa que nos acolheu durante toda a semana, a ESEC. Aí, como forma de agradecimento e despedida, foi apresentado, de forma exímia e muito profissional, o musical que estava a ser preparado desde o início da semana pelos participantes da I Love We’18, composto por pequenos sketches (representados pelo grupo de teatro) acompanhados de músicas (interpretadas pelogrupo de música). Numa alusão direta ao amor, foram cantadas as músicas, “Amar pelos Dois”, de Salvador Sobral; “Sou Imune ao teu charme”, dos Anaquim; “O amor é assim”,
dos HMB e “All you need is Love”, dos Beatles.

4

6

Por fim, e porque estamos numa escola de Educação, todos os jovens, como estudantes universitários de que serão, foram levados para um auditório (fiel ao imaginário do que é uma sala de aula universitária) e desafiados a fazer um pequeno “exame” sobre a semana. Passado o nervoso miudinho do primeiro exame, foram entregues os certificados de participação nesta academia, apresentado o vídeo final, tão bem executado por uma aluna da ESEC (Obrigada Larissa!) e, por fim, entregue o prémio de melhor fotografia tirada pelos participantes, ao longo de toda a semana
(Parabéns Bernardo!).

E assim terminou mais uma academia Forum Estudante. Entre a animação dos mais novos, as histórias dos mais velhos e a arte de todos eles. Para o ano, cá estaremos outra vez!

Pub Huawey PSmart+
Pub Guia Pós-Graduações 2019
Pub Guia Prático Estudante 2019
Últimas - I Love We
I Love We
14 Maio 2019

Sabe mais sobre a tradição académica da cidade que acolhe a academia Academia I Love We, uma experiência única promovida pela FORUM e a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), que se realiza entre 1 e 6 de julho. 

I Love We
30 Novembro -0001

E foi num dia cheio de História, e histórias, que acabou mais uma edição da I Love We.

I Love We
30 Novembro -0001

Foi por um caminho de 3 km, percorrido, em tempos, por pés descalços, que começou o 4.º dia da I Love We’18!