21 885 47 30 | geral@forum.pt

Terminou mais uma edição do Portugal Social on the Road. Pombal acolheu o final de uma viagem de cerca de 1000 quilómetros à volta da economia social do país.

Depois da saída da Lousã, o Portugal Social chegou a Pombal, de forma a visitar a cooperativa CERCIPOM. Recebidos pelo presidente da direção, Manuel Santos, os jovens ficaram a conhecer mais sobre a história e a atividade desta instituição. “Aqui, poderão ver a instituição e aquilo que os nossos clientes vivem no dia-a-dia”, explicou.

Também a vereadora do pelouro da acção social da Câmara Municipal de Pombal, Catarina Silva, deu as boas vindas aos participantes, salientado o trabalho conjunto das diversas instituições inseridas na economia social regional e que, juntas, formam “uma estrutura bem montada e bem oleada”.

IMG 0526

De forma a dar a conhecer um pouco mais sobre este concelho, a vereadora exibiu ainda um pequeno filme sobre Pombal elucidativo das diversas riquezas e mais valias da região. “Do mar até à serra”, destacou Catarina Silva, “Pombal é um bom concelho para conhecer e visitar”.

A CERCIPOM foi fundada em 1979, à época, como cooperativa de ensino. Ao longo dos últimos 35 anos, a instituição foi assumindo várias valências sociais, juntando hoje a componente social à educativa e formativa. De resto, hoje em dia, é a única instituição do concelho de Pombal que “oferece uma resposta direcionada aos cidadãos portadores de deficiência”, conforme esclareceu Manuel Santos.

Na procura de facilitar a adaptação e inserção social e profissional, o CERCIPOM dinamiza ainda um centro de formação profissional. O presidente destacou a importância deste centro não só na inserção profissional como também na motivação que as formações oferecem aos alunos.

Para o presidente da direção, o concelho de Pombal destaca-se pela “proximidade das instituições”, destacando o apoio da Câmara Muncipal como “especialmente importante”, face ao contexto sócioeconómico. Para Manuel Santos, também a população reconhece o valor da atividade desenvolvida: “a CERCIPOM e os bombeiros devem ser as instituições mais acarinhadas”.

Do snoezelen aos ateliers
Para além de ser uma sala de estimulação sensorial, a sala de Snoezelen também pode ser utilizada para relaxamento, vertente esta que os jovens puderam experimentar durante alguns minutos. Quanto à sala em si, foi fruto de um projeto de financiamento conjunto do Rock in Rio Lisboa, SIC Esperança e BP.

IMG 0530

Ainda antes do almoço, os participantes foram atendidos no café do edifício, local onde foram atendidos pelos utentes da instituição. Este café é um dos vários ateliers do Centro de Atividades Ocupacionais, onde os jovens e adultos do CERCIPOM desenvolvem atividades ligadas a vários setores profissionais.

IMG 0538

A fechar a visita, os participantes visitaram o lar da instituição, onde puderam almoçar com alguns dos seus clientes – numa refeição que foi marcada pelas inevitáveis despedidas.

IMG 0566

{module Always On}

{module Pub}

Pub Study Abroad Portugal
Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Últimas - Forum
Forum
30 Novembro -0001

"Media e Populismo" é o tema em debate na 1.ª edição da Lisbon Winter School for the Study of Communication, iniciativa organizada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, que terá lugar entre 15 e 19 de janeiro.

Forum
30 Novembro -0001

No dia 16 de janeiro, entre as 09h30 e as 12h30, o Campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa acolhe uma aula aberta no âmbito da Pós-Graduação em Dor do Instituto das Ciências da Saúde.

Forum
30 Novembro -0001

Alunos finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra organizam evento no dia 17 de janeiro, a partir das 19h30.