21 885 47 30 | geral@forum.pt

Conhece várias formas de financiar a tua experiência de estudo internacional. 

Os valores das propinas variam muito de país para país. Poderás encontrar países com propinas gratuitas, propinas financiadas por entidades estatais e países onde os valores podem chegar facilmente aos 50.000€. Os alojamentos também podem variar muito de preço, no entanto alguns países têm bolsas próprias para alojamento. Uma forma de custear a tua estadia no país será trabalhar enquanto estudas mas há outras opções. 

Bolsas de Estudo do Estado
Os critérios para a atribuição de bolsas do Estado Português são a situação económica e/ou o mérito do candidato. Este financiamento é acumulável com outras bolsas de estudo, desde que a instituição de ensino portuguesa que o aluno frequenta reconheça a relevância do mesmo integrar o curso no estrangeiro. Existem ainda bolsas estatais financiadas por institutos específicos, de acordo com a missão desses organismos. Inicia a pesquisa e o processo de candidatura com um ano de antecedência, devido ao tempo que estes processos de seleção implicam.

Bolsas de Instituições Privadas
Das instituições privadas que garantem financiamento a alunos que estudam no estrangeiro, a maioria são fundações que procuram incentivar a investigação e o desenvolvimento na sua área de atuação.

Acordos Específicos
Algumas vezes, são os países de acolhimento que financiam os estudantes que recebem. Através de acordos culturais assinados entre o Governo português e outros Estados, está prevista a atribuição de bolsas a cidadãos portugueses, através das embaixadas locais, postos consulares ou institutos indicados para o efeito. Os moldes do financiamento variam de país para país, podendo passar pelo simples pagamento de viagens, pela concessão de uma bolsa periódica ou até pela atribuição de uma residência de acolhimento.

Empréstimos
Poderás pedir um empréstimo numa entidade bancária. Muitos estabelecimentos de ensino possuem linhas de crédito específicas, através de protocolos com bancos. Convém pedires uma simulação da prestação mensal e da taxa anual de juro, para analisares o esforço financeiro e comparares propostas de vários bancos. 

Entidades Empregadoras
No caso de já estares a trabalhar, poderás sempre tentar combinar com os teus empregadores o financiamento parcial ou total da tua formação. Todas as empresas possuem verbas para esta finalidade porque são obrigadas, anualmente, a dar formação a pelo menos 10% dos seus funcionários. A tua vontade de evoluir profissionalmente é algo que a tua empresa deverá valorizar.

Pub ENEGI2019
Pub Lisboa Games Week
Pub IPSantarem
Últimas - Study Abroad
Study Abroad
29 Maio 2019

Estudos sobre o impacto do Erasmus mostram que existem vantagens profissionais para quem passa por essa experiência, mas não só. Os números mostram até… alguns amores para vida.

Study Abroad
25 Janeiro 2019

Segundo dados da UNESCO, os cinco países mais escolhidos pelos estudantes portugueses são Reino Unido (20,6%), Espanha (14,4%), França (13.5%), Estados Unidos (7,2%) e Brasil (6,6%). Sabe mais sobre os sistemas de ensino destes países.

Study Abroad
25 Janeiro 2019

Estudar no estrangeiro é uma opção que faz sentido para diferentes objetivos, e em diversos momentos da tua vida. Como tal, há diferentes opções à tua disposição. Conhece algumas delas.