21 885 47 30 | geral@forum.pt

Semana de Integração decorre de 11 a 15 de fevereiro. Ao todo, são 19 as nacionalidades representadas no novo grupo.

Oitenta e cinco jovens de vários cantos do mundo escolheram o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para frequentar o 2.º semestre em Portugal, ao abrigo de programas de cooperação internacional, com destaque para o Erasmus+ (53 estudantes) e Santander Universidades (27). A estes juntam-se 17 estudantes chegados em setembro, durante o 1º semestre de 2018/2019, e que decidiram completar o ano letivo, o que perfaz um total de mais de uma centena de jovens estrangeiros a atualmente a estudar no IPS. 

Os novos estudantes de intercâmbio chegam às cinco escolas superiores do IPS a 11 e serão acolhidos numa sessão de boas vindas, agendada para as 14h00, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), que servirá de arranque para mais uma Semana de Integração, programa de atividades organizado pelo Centro para a Internacionalização e Mobilidade (CIMOB-IPS) para dar a conhecer a instituição anfitriã e também a cidade e a região de Setúbal. 

Logo nessa noite, decorre mais um encontro promovido pelo MeetUp Setúbal, grupo local que se dedica à organização de eventos para a integração de estrangeiros recém-chegados e, até sexta-feira, dia 15, estão previstos um peddy-paper pela cidade de Setúbal, a visita gastronómica “Sabores de Setúbal”, um percurso pedestre em Sesimbra e, para culminar, a International Party no campus de Setúbal do IPS, que convida todos os estudantes de mobilidade a partilhar entre si pratos típicos das gastronomias dos seus países de origem. Ao todo, são 19 as nacionalidades representadas no novo grupo de estudantes de intercâmbio internacional, da Alemanha à Ucrânia, no continente europeu, passando pelo Brasil, México, China e Turquia. 

Com um total de 225 estudantes, contabilizando ambos os semestres (face aos 156 de 2016/2017, e aos 200 de 2017/2018), 2018/2019 vem confirmar a tendência de crescimento do número de jovens estrangeiros que optam pelo IPS para uma experiência académica e cultural, consolidando o estatuto de instituição de referência no ensino superior, também além-fronteiras.

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Pub Opto
Pub EF_2019_1
Pub EF_2019_2
Últimas - Mobilidade
Mobilidade
16 Abril 2019

A Galileu, empresa especialista em formação profissionalizante, passou a disponibilizar aos seus formandos de carreiras profissionais um cartão internacional de estudante: o Internation Student Identity Card (ISIC).

Mobilidade
29 Março 2019

O Politécnico de Castelo Branco participou em quatro feiras de formação vocacional em São Paulo e no Rio de Janeiro, realizadas no âmbito do Salão do Estudante.

Mobilidade
25 Fevereiro 2019

Já se encontra a decorrer, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a 1.ª fase de candidaturas ao concurso especial para Estudantes Internacionais, que se prolonga até 31 de março, abrangendo os estudantes que não têm nacionalidade portuguesa, nem são oriundos de um Estado membro da União Europeia.