21 885 47 30 | geral@forum.pt

Presente na Qualifica, a Univesidade Aberta (UAb) partilha com os visitantes a sua oferta de ensino superior a distância que iniciou em 1988. Uma modalidade alinhada com a evolução da sociedade. 

Com 30 anos feitos há pouco tempo, a Universidade Aberta integra a rede nacional de Ensino Superior Público. A grande diferença para as restantes instituições desta rede está no facto de ser a única instituição desta rede dedicada exclusivamente ao ensino a distância. Presente na Qualifica, Carmen Santos, da delegação do Porto desta universidade, destaca a evolução da instituição ao longo dos anos: "começámos na telescola [quando aulas eram transmitidas na televisão pública] e hoje somos uma Universidade com todos os ciclos de ensino (licenciatura, mestrados e doutoramentos), pós-graduações e ações de formação". 

IMG 1665

Neste crescimento, Carmen Santos destaca a mudança que ocorreu por altura da implementação do Processo de Bolonha, por volta de 2007. Foi a partir daí que a Universidade Aberta passou a contar com uma plataforma de e-learning. "Foi um grande salto", recorda a reponsável, destacando que "a partir daí, foi possível passar a fazer avaliação contínua, por exemplo, tornando a oferta mais apelativa"

E, sobre a atratividade da oferta, sublinha, as tendências atuais acrescentam interesse às características da UAb. O crescimento de protagonismo do ensino a distância, bem como a necessidade de maior flexibilidade na gestão dos horários levam Carmen Santos e concluir que "a Universidade Aberta vai ao encontro do futuro". Nesta modalidade de ensino a distância, há apenas um momento que é obrigatoriamente presencial: o exame final. 

IMG 1671

A ligação com os jovens tem, contudo, particularidades. Apenas os maiores de 21 anos podem inscrever-se na Universidade Aberta, através de um exame próprio elaborado pela instituição. A exceção diz respeito aos menores de 21 anos que trabalhem há, pelo menos, dois anos. A média de idades dos alunos fixa-se já bem dentro da idade adulta, mas Carmen Santos acredita que esta realidade poderá mudar no futuro.

Para além da ligação dos mais jovens às tecnologias da comunicação, a responsável recorda que a distância entre o final do secundário e os 21 anos é cada vez mais curta: "Há quem opte por fazer uma pausa depois do secundário, para ganhar experiência e descobrir as suas áreas de interesse". 

 

 

Pub Glion2
Pub Megafinalistas
Pub FINDE_U
Últimas - Qualifica
Qualifica
03 Março 2019

A 12.ª segunda edição da Qualifica chega ao fim. A sua diretora, Oriana Noronha, considera que "se cumpriu o desígnio de mostrar aos mais jovens as ofertas e perspetivas de futuro". 

Qualifica
03 Março 2019

Presente na Qualifica, a Univesidade Aberta (UAb) partilha com os visitantes a sua oferta de ensino superior a distância que iniciou em 1988. Uma modalidade alinhada com a evolução da sociedade. 

Qualifica
03 Março 2019

Na 12.ª edição da Qualifica, o Instituto Universtiário da Maia (ISMAI) conta com uma nova imagem e com o testemunho dos seus estudantes.