21 885 47 30 | geral@forum.pt

Tens jeito (e gosto) para, através do traço e das cores, exprimires o que te vai alma ou refletires o mundo em teu redor? Nestas páginas damos-te a conhecer algumas das muitas variantes do Desenho que podes abraçar no teu caminho laboral.

Artista plástico
Um artista plástico cria obras de arte, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. Interessa-se por formas, texturas e cores, revelando grande habilidade motora e sensorial. Um artista plástico participa em mostras individuais ou coletivas em galerias, museus, concursos e salões de arte, onde comercializa suas obras. Se o meio urbano for a tua tela, passas a ser um street artist, o criador cujas manifestações artísticas são desenvolvidas no espaço público, através de instalações ou graffitis.

Arquiteto/a
Cabe a este profissional projetar edifícios, alterar prédios existentes, restaurar e conservar construções antigas. Podes até especializar-te na vertente paisagista, tendo em vista a criação de projetos de áreas verdes englobando tudo o que interfere na paisagem externa às edificações. Nesse caso, ficarias responsável por conceber piscinas, campos desportivos, adegas, quiosques, acessos e escadas, muros e iluminação, além da escolha da vegetação envolvente. Noutra variante desta profissão, passas a ser um designer de interiores se, com o teu talento, quiseres criar espaços físicos interiores apelativos, funcionais e confortáveis em projetos comerciais, residenciais e até industriais.

Ilustrador/a
O trabalho de um ilustrador é requisitado por jornais, revistas, agências de publicidade ou editoras, em complemento a diversos tipos de texto. Se os teus desenhos tiverem um traço de humor, então podes assumir-te como cartoonista (autor de BD com gosto por piadas políticas/sociais) ou caricaturista (realçando, de forma exagerada, os traços físicos da pessoa retratada). O sentido de observação crítica será a tua arma. Na versão multimédia desta profissão poderás criar personagens de jogos, filmes e séries de animação. Na versão de artes do espetáculo, enquanto cenógrafo, ficarás encarregue de desenhar as decorações cénicas de peças de teatro ou programas de TV.

Designer de moda
A criação de roupas, calçados e acessórios também é um processo artístico que envolve habilidades de desenho e de computação. Os designers de moda envolvem-se na criação destas peças do início ao fim, desenvolvendo temas que inspiram as coleções, fazendo croquis desenhados à mão para dar vida às ideias, escolhendo materiais, padrões e cores, no sentido de criar um protótipo da peça. Estar atualizado em relação às tendências de moda é um must nesta profissão onde é preciso ter uma visão própria, que te distinga dos demais, e atenção à viabilidade financeira de cada projeto. Se o que te fascina é desenhar figurinos (modelos) para personagens de produções teatrais, programas de televisão, performances de palco e filmes, então passas a chamar-se te figurinista.

Tatuador
Mãos firmes e criatividade são essenciais para quem quer exercer esta profissão que hoje já não é tão estigmatizada pela sociedade como há décadas atrás. O teu local de trabalho – um estúdio em nome próprio ou partilhado com outros tatoo artists – deve primar pela higiene e segurança, pois com questões de saúde não se brinca e muito menos com desenhos que ficam a vida inteira na pele de outra pessoa. Deverás ter sensibilidade e empatia para lidar com as expetativas dos clientes que te procurarem para eternizar no corpo um sentimento ou uma memória. Esta é daquelas profissões que só se refina o saber com muita prática.

Designer gráfico/a
O designer gráfico concebe elementos visuais usados em logotipos, sites, revistas, embalagens de produtos, folhetos, anúncios e outros materiais gráficos. Com recurso a software de desenho no computador e esboços desenhados à mão, este profissional desenvolve uma imagem desde os primeiros conceitos até a versão final usada nas publicações, a partir de um briefing proposto pelo cliente. Talento para desenhar, criatividade, conhecimento em software de desenho e de edição, bem como capacidade de comunicação são algumas das características exigidas nesta profissão onde a concorrência é forte e os prazos de execução são geralmente curtos.

Pub ENEGI2019
Pub IPPortalegre
Pub Lisboa Games Week
Últimas - Profissões
Profissões
11 Setembro 2019

De acordo com o Fórum Económico Mundial, até 2030, muitas das competências que os funcionários trazem para as empresas, hoje, terão mudado e entre 75% e 85% das profissões mais procuradas ainda não existam hoje.

Profissões
05 Setembro 2019

Se tens um gosto especial pela comunicação, há várias carreiras que te permitem pisar o terreno de quem trabalha com palavras e imagens. Conhece 5 profissões para um futuro ligado a esta área.

Profissões
29 Maio 2019

Se não queres ser um atleta de competição mas também não estás interessado em ser somente um adepto do sofá, bem que podes escolher um caminho profissional que passe pela atividade física. Conhece oito possibilidades.