21 885 47 30 | geral@forum.pt

O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa apresenta a 3 de junho um conjunto de medidas para o Ensino Superior. É uma das 7 universidades europeias envolvidas no projeto SAGE.

Para tal, irá propor a adoção de uma Carta de Princípios, elaborada no âmbito do projeto SAGE (Systemic Action for Gender Equality), para marcar o compromisso das instituições com a igualdade de género e o seu contributo para a mudança institucional. O ISCTE-IUL é uma das sete universidades europeias parceiras deste projeto e uma das instituições que já subscreveu a Carta de Princípios. A apresentação dos resultados do projeto SAGE decorrerá no ISCTE-IUL, no âmbito do Dia do SAGE, evento dedicado à igualdade de género, organizado pelas sete universidades que integram este projeto internacional financiado pela Comissão Europeia, e que tem como objetivo implementar Planos para a Igualdade de Género nas instituições de ensino superior. Além da divulgação das medidas que resultam do Plano para a Igualdade de Género do próprio ISCTE-IUL no Dia do SAGE serão também apresentadas outras parcerias nacionais no âmbito do Horizonte 2020, o maior programa europeu de investigação e inovação de sempre, promovidas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho e pelo Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra.

O último painel terá como objetivo a apresentação de políticas implementadas por instituições como o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, algumas delas com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Entre outras medidas adotadas pelo ISCTE-IUL e que serão reveladas em detalhe no Dia do SAGE, destacam-se ainda a criação da disciplina, comum a todos os cursos, de Introdução ao Género e Políticas para a Igualdade, a integração de estatísticas desagregadas por sexo nos relatórios o?ciais do ISCTE-IUL, bem como a elaboração de um Manual de Boas Práticas para o recrutamento e seleção de estudantes de pós-graduação.

No Dia do SAGE, a sessão de abertura do evento contará com intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Pedro Dominguinhos, e da Reitora do ISCTE-IUL, Maria de Lurdes Rodrigues, com a sessão de encerramento a ?car a cargo da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. O consórcio do projeto SAGE, composto por sete universidades europeias é coordenado pelo Trinity College Dublin - Trinity Center for Gender Equality and Leadership, sendo ainda integrado, além do ISCTE-IUL, pela Queen´s University Belfast, International University of Sarajevo, Kadir Has University (Istambul), Science Po Bordeaux e University of Brescia. 

Pub
Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub Guia Pós-Graduações 2019
Últimas - Eventos
Eventos
22 Julho 2019

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) recebe o prestigiado professor Homi K. Bhabha no Simpósio Internacional da Modern Language Association (MLA).

Eventos
17 Julho 2019

O Instituto Politécnico de Setúbal estará mais uma vez presente no evento que, este ano, decorre entre 20 de julho e 4 de agosto, no Parque Santiago (Manteigadas).

Eventos
16 Julho 2019

O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia organiza, a 17 de julho, a 1.ª mostra de jogos criados por estudantes universitários. Entre as 14h e as 20h, no Campus de Santos (Lisboa)