21 885 47 30 | geral@forum.pt

Os jovens participantes do Agricool conheceram o Presidente da República na inauguração da Feira Nacional de Agricultura. Marcelo Rebelo de Sousa explicou aos alunos que este projeto da Confederação dos Agricultores de Portugal e da Forum Estudante é «uma ideia excecional».

De facto, é importantíssimo que as novas gerações - e não só aquelas que, tal como os participantes da Agricool, tenham optado pelo Ensino Profissional relacionado com o setor agrário - se aproximem do mundo rural, um sector tão determinante na economia portuguesa e repleto de oportunidades. Foi precisamente a partir dessa premissa que nasceu esta ação realizada no âmbito do projeto ReDescobrir a Terra. É para isso que, durante 3 dias, cerca de 40 alunos de todo o País, se encontram em Santarém. E nada melhor que a 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo para cenário de tal aproximação.

DSCN7821

 

Nesta «iniciativa cool», nas palavras do Presidente da República, a jovem comitiva descobriu mil e um pontos de interesse. Isto porque neste certame este ano dedicado à vinha e o vinho, a programação é vasta e intensa. O recinto é extenso, com espaços ao ar livre e fechados, atrações para todos os gostos, e até nem falta uma poética roda gigante. Há artesanato de variada espécie, atuações de ranchos folclóricos, mostras e concursos de gado, tratores e demais maquinaria, comes e bebes, um sem fim de estímulos sensoriais.

Neste dia inaugural da feira que animará a região ribatejana até 16 de junho, o Agricool foi conhecer mais em detalhe os stands de empresas e organismos como Espaço Investigação e Inovação, Ecoveg, Alqueva (que ficámos a saber ser “uma terra de oportunidades” na vertente agrícola, energética e turística) ou Qualifica (uma associação sem fins lucrativos empenhada em valorizar os produtos regionais feitos com matérias-primas locais e sem produtos químicos).

DSCN7805

À noite houve ainda tempo para conhecer os premiados do concurso de acordeão e guitarra portuguesa e assistir ao espetáculo equestre “O Cavalo na História”. Largos milhares de pessoas – atenção, que na edição de 2018 passaram pelo Centro de Exposições mais de 200 mil visitantes – não quiseram perder a tradicional largada de toiros, à qual se seguiu um concerto de José Cid. Amanhã a vertente musical caberá aos Capitão Fausto. E os estudantes da Agricool também andaram por lá a colher conhecimentos.

DSCN7766

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Pub Guia Pós-Graduações 2019
Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub Huawey PSmart+
Últimas - ReDescobrir a Terra
ReDescobrir a Terra
11 Junho 2019

No terceiro e derradeiro dia do Agricool, a sensação de prova superada era notória. Para os 40 participantes, estar em Santarém e sentir o pulsar do sector agrícola foi «uma experiência inesquecível».

ReDescobrir a Terra
08 Junho 2019

Os jovens participantes do Agricool conheceram o Presidente da República na inauguração da Feira Nacional de Agricultura. Marcelo Rebelo de Sousa explicou aos alunos que este projeto da Confederação dos Agricultores de Portugal e da Forum Estudante é «uma ideia excecional».

ReDescobrir a Terra
07 Junho 2019

Quarenta estudantes do ensino profissional participam no programa residencial que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em parceria com a Forum Estudante promovem no âmbito da Feira Nacional de Agricultura. A Escola Superior Agrária do Politécnico de Santarém foi a anfitriã do primeiro de 3 dias de ações.