21 885 47 30 | geral@forum.pt

No terceiro e derradeiro dia do Agricool, a sensação de prova superada era notória. Para os 40 participantes, estar em Santarém e sentir o pulsar do sector agrícola foi «uma experiência inesquecível».

Os alunos, representantes de escolas profissionais do norte ao sul, “vieram aqui conhecer a realidade agrária de todo o País”, explicou Félix Pinéu, Diretor de Marketing da Forum Estudante, sobre esta primeira edição da Agricool, uma iniciativa em parceria com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). No âmbito deste programa residencial em Santarém todos os recantos da Feira Nacional de Agricultur (FNA) foram esmiuçados, pelo que o sentimento entre a comitiva era o de ter visto e aprendido muito sobre aquele setor.

«O objetivo desta iniciativa é mesmo ReDescobrir a Terra. A maioria das pessoas têm uma ideia completamente errada do que é fazer hoje agricultura em Portugal. O setor modernizou-se e nós quisemos dar a conhecer aos jovens aquilo em que Agricultura se tornou», frisa Luís Mira, secretário-geral da CAP. “De pequenino s torce o pepino», acrescentou, como quem avisa que nunca é cedo demais para começar a dominar certos temas e paixões.

DSCN7917

O último dia da Agricool foi em grande parte dedicado à vertente da maquinaria, ainda que entre o grupo de estudantes haja quem esteja mais interessado em seguir a área animal ou de horto-fruticultura. Ainda assim, é impossível ficar indiferente tanto às gigantescas debulhadoras como aos drones, duas faces da mesma moeda que é a realidade agrícola nacional. É nesta agricultura de precisão que pode assentar o futuro, uma vez que a linguagem digital encanta as gerações mais jovens e pode até chamar para a Agricultura profissionais que de outra forma poderiam não se interessar por “colher as batatas da terra”, por assim dizer.

Oportunidade ainda para uma visita guiada no vasto stand do Programa Portugal Sou Eu, um projeto do Ministério da Economia que visa a dinamização e a valorização da oferta nacional, bem como a promoção do consumo informado por parte dos consumidores. Neste caso, neste recanto da Nave A do Centro de Exposições domina o tema desta edição, A Vinha e o Vinho.

DSCN7929

Por tudo disto, à despedida, os participantes confessaram que estes 3 dias de Agricool superaram em muito as suas expetativas e querem que a experiência se repita para o ano. «As amizades, o acesso a informação, os contactos profissionais, o esclarecimento de dúvidas, a diversão e a excelente organização», foram alguns dos tópicos para tal contentamento. Um brinde a isso, então.

DSCN7906

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub Guia Pós-Graduações 2019
Pub Huawey PSmart+
Últimas - ReDescobrir a Terra
ReDescobrir a Terra
11 Junho 2019

No terceiro e derradeiro dia do Agricool, a sensação de prova superada era notória. Para os 40 participantes, estar em Santarém e sentir o pulsar do sector agrícola foi «uma experiência inesquecível».

ReDescobrir a Terra
08 Junho 2019

Os jovens participantes do Agricool conheceram o Presidente da República na inauguração da Feira Nacional de Agricultura. Marcelo Rebelo de Sousa explicou aos alunos que este projeto da Confederação dos Agricultores de Portugal e da Forum Estudante é «uma ideia excecional».

ReDescobrir a Terra
07 Junho 2019

Quarenta estudantes do ensino profissional participam no programa residencial que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em parceria com a Forum Estudante promovem no âmbito da Feira Nacional de Agricultura. A Escola Superior Agrária do Politécnico de Santarém foi a anfitriã do primeiro de 3 dias de ações.