21 885 47 30 | geral@forum.pt

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro) acolhe a 2ª edição da Tourism Academy, uma iniciativa das Escolas do Turismo de Portugal em parceria com a FORUM que convida 50 estudantes a conhecer as oportunidades daquele setor económico.

Que fiquem no Turismo, que estudem Turismo, que trabalhem no Turismo”. Eis os votos das Escolas do Turismo de Portugal, na voz do seu Diretor do Departamento de Dinamização Escolar e Cooperação Internacional. O objetivo da Tourism Academy, que hoje arranca em Faro, é então, não só mostrar a estes estudantes os encantos da região algarvia, mas sobretudo “cativá-los” para este setor tão determinante na economia nacional, confessaria Paulo Revés na sessão de abertura desta iniciativa.

Durante 6 dias e de forma totalmente gratuita, 50 alunos do Ensino Secundário, oriundos de diferentes pontos do País e representando distintas áreas formativas, terão assim oportunidade de conhecer mais sobre aquela atividade em geral e em particular (através das suas muitas variantes), para que este grupo de jovens possa “ganhar o bichinho do Turismo”, nas palavras de Daniel Queirós, Chefe de Divisão de Promoção Turística da Câmara Municipal de Faro. “Quando era jovem não existiam tais oportunidades”, comentou o edil, como quem aconselha que aproveitem ao máximo esta experiência única. “O Turismo são sonhos” e o importante é “dar a conhecer a região e sorrir”, sublinhou.

DSCN8881

 

“Esta semana vai passar a correr”, avisou por sua vez José Maria Archer, em representação da Forum Estudante, uma revista “há 27 anos a fazer futuros”, no sentido em que aponta aos jovens as múltiplas hipóteses académicas e as respetivas vantagens. “Este é um dos setores mais importantes”, frisou sobre o Turismo, uma atividade que no Algarve tantas famílias emprega.

O primeiro ponto da agenda desta academia - cuja programação foi pensada “com os olhos de quem ainda não conhece o que fazemos”, conforme explicou a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) - foi precisamente uma visita guiada pelos recantos desta instituição de ensino que, desde 1995, está instalada no antigo Convento São Francisco entretanto alvo de obras de restauro e adaptação da autoria do Arquiteto Carrilho da Graça. “É um gosto ter-vos cá. Este é um desafio que aceitámos de bom grado em parceria com a Forum Estudante para fazer desta academia um projeto dedicado à juventude e à formação”, explicou Paula Vicente sobre aquela que é a segunda edição da Tourism Academy, depois da experiência no verão passado em Lamego. Em Faro, para que nos sentíssemos de imediato em casa, ficámos a conhecer cada esquina: da cozinha à residência escolar (onde a comitiva pernoitará até sábado), do auditório ao refeitório, biblioteca, bares e claustros. Locais onde há tanto aulas práticas como teóricas, e tudo ao serviço de “uma formação criativa, de nível internacional, idêntico ao que de melhor se faz lá fora”, contou-nos de passagem pela “sua” cozinha o chef Abílio.

800 6

 

DSCN8963

De facto, não só aqui mas também nas restantes 11 Escolas do Turismo de Portugal, a excelência é um lema ou não pretendessem elas ser “o pilar público para a qualidade do serviço no Turismo”. Atenção: Estas escolas não estão sob a tutela do Ministério da Educação mas sim no Ministério da Economia, “o que mostra bem a importância dada a este setor”, conforme sublinhou a diretora da EHTA. Apesar de aqui, no Algarve, para além da escola de Faro fundada em 1967 também existirem “delegações” em Portimão e em Vila Real de Santo António, “as escolas não são todas iguais”. O que é comum é a formação contínua, sempre em atualização. “Não pensem na formação como algo estanque, mas em algo que deve ser feito ao longo da vida, pois neste setor as coisas transformam-se muito rapidamente”, avisou Paula Vicente.

DSCN8973

 

Esta escola aposta na Formação Inicial de Jovens (para quem tem o 9.º ano) na tipologia de dupla-certificação, nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restauração e Bebidas e Operações Turísticas e Hoteleiras. Realiza igualmente cursos de Especialização Tecnológica (para quem tem o 12.º ano) nas áreas de Gestão e Produção de Cozinha, Gestão e Produção Pastelaria, Restauração e Bebidas, Gestão Hoteleira em Alojamento, Gestão de Turismo e Turismo de Natureza e Aventura.

No próximo ano letivo, com candidaturas online a decorrer até 18 de julho, os valores da inscrição e da matrícula baixaram. Também pela primeira vez os alunos dos cursos de nível 4, por ainda estarem a cumprir a escolaridade obrigatória, não pagarão propinas, algo há muito desejado pelos responsáveis. A candidatura implica provas escritas (português e inglês) e uma entrevista presencial. O welcome day será a 27 de setembro e o arranque das aulas a 1 de outubro. O Hotel de Aplicação, com 14 quartos, encontra-se aberto todo o ano, permitindo aos alunos realizarem em ambiente real, todas as tarefas inerentes ao setor turístico. Na EHTA há uma grande preocupação com as questões da empregabilidade dos seus formandos que, 6 meses após a conclusão dos estudos, ronda os 98%. 

DSCN8989
100% de likes dos jovens eleitos para participar nesta Tourism Academy teve a visita guiada por um técnico do Museu Municipal de Faro ao centro da cidade, visitando importantes marcos do centro histórico, como o Arco da Vila, a Sé, o Convento e outros símbolos das influências romana, árabe e cristã. “Uma visita importante para conhecer um pouco da nossa história, de onde viemos e para onde vamos. Seria imperdoável perdermos esta oportunidade”, diz Paula Vicente. Certo. É também para isso que cá estaremos nos próximos dias.

66257394 2301403566603724 2048329663637356544 n

Pub IPSantarem
Pub ENEGI2019
Pub IPPortalegre
Últimas - Tourism Academy
Tourism Academy
13 Julho 2019

Na mesma avenida de Olhão fomos conhecer dois motores turísticos da cidade. À noite foi tempo de sunset party e despedidas na EHTA.

Tourism Academy
11 Julho 2019

Parque Aventura de manhã e Zoomarine à tarde. Depois da diversão na zona de Albufeira, a comitiva preparou o seu próprio jantar e falou com ex-alunos da EHTA.

Tourism Academy
10 Julho 2019

O 3.º dia da Tourism Academy ficou marcado por experiências únicas: aula de canoagem, visita aos bastidores do Aeroporto Internacional de Faro e eco-peddy paper pela reserva natural Ludo.