21 885 47 30 | geral@forum.pt

A agência de viagens Nomad, em parceria com Câmara Municipal de Matosinhos, realiza a primeira edição do Festival de Cinema Aventura. Com entrada gratuita, o evento terá lugar no Mercado Municipal de Matosinhos de 12 a 15 de setembro.

Está prevista a exibição de mais de 20 curtas que realçam o poder da viagem, sempre às 21h30, com histórias de aventura que têm o poder de inspirar, emocionar e provocar reflexão no público, procurando realizar algumas mudanças na comunidade e no mundo.  

De acordo com Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, “o Mercado Municipal de Matosinhos é um dos locais mais procurados pelos turistas que nos visitam. Fazia todo o sentido acolher naquele espaço emblemático um evento de cariz internacional desta natureza. O cinema de aventura enquadra-se na estratégia de promoção turística do concelho”.  

A iniciativa irá ser um ponto de encontro e partilha entre viajantes, exploradores e curiosos, de troca de ideias e conhecimento. O programa do festival inclui conferências, exposições fotográficas, workshops e diversos painéis de debate ao longo dos quatro dias do evento. Destaque para o painel dedicado à temática - “O nosso impacto enquanto viajantes”- no dia 14 de setembro, às 12h00, da autoria de Pedro Moreira, autor do Blog Pedro On the Road. O psicólogo português que partiu de bicicleta numa aventura até ao Cabo da Boa Esperança, dará o seu contributo questionando as diferenças na forma como viajamos e deixando a reflexão: Como podemos continuar a correr o mundo, sem comprometer o modo de vida e a cultura de uma região?".

Atenção especial ainda para a realização do painel “Roads & Kingdoms”, no dia 14 de setembro, às 18h00, com a participação Nathan Thornburgh e o fotógrafo Eduardo Leal. Numa conversa intimista e aberta sobre o significado de narrativa de viagem, através das experiências do Nathan com a Roads & Kingdoms e da produção, para a CNN, da plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”, vencedora de um Emmy, gerando um debate sobre a viagem como protagonista. Esta conversa pretende fazer-te questionar sobre as diferenças entre jornalismo, reportagem e narrativa de viagem. " 

O Festival de Cinema Aventura quer inspirar todas as mulheres a saírem da sua zona de conforto, abraçando novas experiências e libertando-se de preconceitos para se aproximarem do mundo com uma mente aberta, como percorrer o mundo à boleia. Durante as três noites do Festival serão exibidos mais de duas dezenas de filmes e documentários, projetados nas bancas do mercado, que irão despertar a sede de aventura do público e inspirar os entusiastas dos destinos exóticos e longínquos do planeta.

 

Pub ENEGI2019
Pub FCH_2019
Pub Lisboa Games Week
Últimas - Cinema e TV
Cinema e TV
20 Setembro 2019

Segunda temporada desta série estreia a 26 de setembro, às 22h20, com emissão dos novos episódios às quintas-feiras, no mesmo horário.

Cinema e TV
18 Setembro 2019

Os novos capítulos começam a ser exibidos a 26 de setembro, às 23h10, com emissão às quintas-feiras, no mesmo horário. A estreia por cá acontece apenas 48 horas após a estreia nos EUA.

Cinema e TV
18 Setembro 2019

Na apresentação oficial do programa da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a 21 de setembro, o CineEco propõe uma viagem cinemática sobre o poder de transformação da Água, com a exibição de um dos grandes filmes ambientais do momento.