21 885 47 30 | geral@forum.pt

São seis as categorias a concurso com inscrições até 30 de setembro. A 2.ª edição do Indie X irá ter lugar no Moche XL Games World, o novo evento de videojogos que terá lugar de 14 a 17 de novembro, no Altice Arena.

Os melhores jogos indie do mundo têm lugar marcado no Moche XL Games World, de 14 a 17 de novembro, na área do Indie X. Após uma 1.ª edição de sucesso, com mais de 350 candidaturas, a iniciativa, que pretende dar visibilidade e ajudar jovens criadores a desenvolverem os seus próprios jogos, regressa e tem 5.000€ para o melhor jogo em exposição no evento. As candidaturas estão abertas a videojogos que ainda estejam em desenvolvimento, ou lançados após meados de novembro de 2018, e podem ser realizadas através do website.

Além do prémio para melhor jogo da exposição, os participantes poderão ainda ganhar uma das cinco categorias a concurso: Melhor Jogo Português, Melhor Jogo da Exposição, Jogo Mais Inovador, Melhor Jogo Multijogador, Escolha do Público, Melhor Direção de Arte. As candidaturas à 2.ª edição do Indie X estão abertas até 30 de setembro e serão 50 os lugares disponíveis durante o Moche XL Games World. Os criadores portugueses que forem selecionados para participarem terão presença gratuita.

“O Indie X nasce de uma forte necessidade de expor o que de melhor se faz em Portugal ao mundo, mas também trazer aos portugueses grandes exemplos do que se está a fazer lá fora. É muito importante promover esta interação, por um lado para dar visibilidade e ajudar os nossos criadores a alcançarem o sucesso num setor altamente competitivo e, por outro, desmistificar a ideia de que só grandes estúdios podem desenvolver videojogos para as consolas e alcançar milhões de jogadores a nível mundial”, explica Ricardo Correia, responsável pelo Indie X.

A iniciativa será também o local de exibição do que de melhor se faz nas universidades portuguesas. “Há muito talento em Portugal, espalhado pelas mais de uma dezena de cursos dedicados a esta área e outros que, sem qualquer formação, foram explorando e criando novos mundos virtuais”, conclui o responsável. Além do showcase de jogos e talentos, o projeto promove uma zona para palestras e masterclasses em realidade virtual, arte final e banda sonora para videojogos, entre outros. Adicionalmente, o Indie X tem como objetivo promover o contacto entre editoras internacionais e criadores portugueses, tendo esse contacto já ocorrido na edição passada.

Os jogos a concursos podem ser desenvolvidos para todas as plataformas, sendo que há preferência por PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch. Cada estúdio poderá submeter até dois jogos e, se ambos forem selecionados, serão apresentados na mesma estação com horários diferentes.

Criado em 2018, como uma evolução de uma anterior exposição, o Indie X quer colocar Portugal no mapa dos videojogos independentes a nível mundial. No ano passado, na sua 1.ª edição, foram submetidas 350 candidaturas, das quais 300 foram internacionais, tendo Espanha e Indonésia os dois países com mais finalistas no concurso. Com esta forte adesão, o Indie X rapidamente se tornou a maior mostra de jogos indie em Portugal e uma das maiores na Europa.

Pub Glion2
Pub Megafinalistas
Pub Lisboa Games Week
Últimas - Gaming
Gaming
07 Outubro 2019

A Sony Interactive Entertainment anuncia que o novo título desenvolvido em exclusivo para o PlayStation®VR, estará à venda a partir do próximo dia 28 de fevereiro mas já está disponível para reserva.

Gaming
20 Setembro 2019

São seis as categorias a concurso com inscrições até 30 de setembro. A 2.ª edição do Indie X irá ter lugar no Moche XL Games World, o novo evento de videojogos que terá lugar de 14 a 17 de novembro, no Altice Arena.

Gaming
13 Setembro 2019

Evento realiza-se a 28 de setembro com partida do Capitólio. Lisboa vai transformar-se num playground tecnológico de desafios com o ADN Discovery.