21 885 47 30 | geral@forum.pt

Fundada por Manuel Tarré e família, a ADT - Associação Duarte Tarré, abre a fase de candidaturas a bolsas de estudo para o ano letivo 2019/2020, dando a oportunidade a 25 estudantes do Ensino Superior de obter formação académica.

Decorre até dia 26 de setembro o período de candidaturas para as bolsas de mérito e estudo da Associação Duarte Tarré para o ano letivo 2019/2020. No total, serão 25 os estudantes que terão a oportunidade de prosseguir a sua formação no ensino superior, juntando-se aos 118 jovens que, até ao momento, beneficiaram desta ação. Pelo sétimo ano consecutivo, a ADT lança a iniciativa com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades na formação académica de jovens até aos 25 anos com dificuldades económicas.

Manuel Tarré, Presidente do Conselho de Administração da Gelpeixe, fundou a ADT - Associação Duarte Tarré - em memória do seu filho Duarte, estudante no 3º ano no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), que perdeu a vida em 2011. Criada com a missão de dar vida aos sonhos e projetos do jovem Duarte, um dos pilares da instituição é a educação, sendo esta a forma de perpetuar a generosidade que lhe era caraterística. Neste sentido, todos os anos, Manuel Tarré contribui para a missão de vida do seu filho – ajudar o próximo – com a doação, a título pessoal, do valor total para a atribuição das bolsas de estudo, através da ADT.

As bolsas de estudo Duarte Tarré destinam-se aos estudantes que frequentam ou pretendem frequentar licenciaturas, mestrados ou doutoramentos. Todos os anos, são garantidas 25 bolsas no valor de 1050 euros cada. Aptos para este processo de candidatura estão todos os alunos com uma média superior a 14 valores, que apresentem dificuldades económicas e idade não superior a 25 anos.

Dado o impacto e importância da Associação Duarte Tarré na vida destes jovens e no seu percurso escolar, a ADT conta já com vários beneméritos que, solidários com a iniciativa, se juntaram à mesma, permitindo a atribuição adicional de 7 bolsas de estudo, aumentando para 32, o número de bolsas a atribuir.

Sendo o foco desta iniciativa a ajuda financeira aos alunos com dificuldades económicas, a ADT assegura também um acompanhamento personalizado aos jovens a quem são atribuídas as bolsas de estudo, através dos “padrinhos” que se comprometem a prestar-lhes apoio e acompanhar o seu percurso académico. A proximidade destas figuras torna-se relevante no percurso académico destes estudantes, para que estes tomem as decisões mais acertadas.

O fundador da ADT afirma que “a atribuição das bolsas foi uma das formas mais eficazes de dar seguimento aos sonhos do Duarte. A generosidade e a necessidade de ajudar o próximo era uma das suas caraterísticas mais notórias, pelo que é fundamental para a Associação ajudar todos os jovens dinâmicos que pretendem prosseguir a sua formação académica”. Manuel Tarré destaca também que, “pelo sétimo ano consecutivo, este é um projeto que dá frutos naquela que é, para nós, a grande base para um futuro melhor – a educação”. Neste âmbito, “é extremamente reconfortante conseguir dar resposta aos sonhos e entusiasmo destes jovens, traduzidos num sucesso escolar acima da média, com uma vontade óbvia de conquistar novos horizontes e ultrapassar as barreiras económicas”. Para tal, “o papel dos padrinhos é fundamental, pois são eles os responsáveis por acompanhar de perto as decisões e o caminho dos alunos na sua formação escolar”.

A ADT – Associação Duarte Tarré tem estabelecido parcerias com diversas instituições de Ensino Superior para divulgação destas bolsas, com vista a selecionar os alunos mais promissores. No entanto, não existem restrições para a concessão destas bolsas de estudo, desde que sejam cumpridos os requisitos previstos no regulamento de atribuição das mesmas. Qualquer aluno pode candidatar-se AQUI

Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Pub Glion2
Últimas - Financiamento
Financiamento
16 Outubro 2019

Encontram-se abertas até 15 de dezembro as candidaturas para 12 bolsas de doutoramento de grau dual na área das TIC através do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) e financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Financiamento
09 Outubro 2019

OS HMB juntaram-se à Universidade Autónoma para atribuir uma bolsa integral de licenciatura. Gestão de Desporto, foi este o curso que a vencedora Laura, escolheu para “revolucionar o seu futuro”.

Financiamento
19 Setembro 2019

Iniciativa de responsabilidade social da Staples, em parceria com a Entrajuda, garante este ano o apoio a 1.500 crianças carenciadas, ajudando a prevenir casos de abandono e insucesso escolar.