21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebeu a visita do presidente do Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul, em Angola, Manuel Spínola, tendo em vista uma possível cooperação nas áreas de Engenharia Mecânica, Contabilidade e Enfermagem.

Em reunião com o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, e com as direções das escolas superiores de Saúde (ESS/IPS), de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), o responsável angolano explicou que “uma das maiores preocupações do Politécnico do Kwanza Sul é a qualificação do seu corpo docente” e que, nesse sentido, pretende encontrar “instituições de referência em Portugal que nos possam transmitir a sua experiência”. 

A instituição de ensino superior angolana, em funcionamento desde 2007, ministra atualmente cinco licenciaturas nas áreas de Agronomia, Contabilidade e Gestão e Enfermagem, contando com um universo de 1 750 alunos.  

“Angola é um país que está a crescer e necessita de qualificar pessoas. Há uma competitividade muito grande, porque as empresas estão a surgir, mas, a nível nacional, não dispomos de recursos humanos capazes”, referiu, sublinhando a experiência do IPS, “não só na formação dentro da instituição, como também na ligação com o ambiente de trabalho”, muito particularmente na área da Enfermagem onde “Portugal goza do estatuto de referência em toda a Europa e em Angola também”. A visita passou pelos laboratórios de Enfermagem, de Contabilidade e Finanças e de Mecânica e ainda pela Oficina Lu Ban Portuguesa (laboratório em Indústria 4.0).

Atualmente, frequentam o IPS cerca de 150 estudantes angolanos, distribuídos pela ESCE/IPS, ESTSetúbal/IPS e ainda pela Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).

Pub Opto
Pub Sitestar
Pub EF_2019_1
Últimas - Mobilidade
Mobilidade
16 Abril 2019

A Galileu, empresa especialista em formação profissionalizante, passou a disponibilizar aos seus formandos de carreiras profissionais um cartão internacional de estudante: o Internation Student Identity Card (ISIC).

Mobilidade
29 Março 2019

O Politécnico de Castelo Branco participou em quatro feiras de formação vocacional em São Paulo e no Rio de Janeiro, realizadas no âmbito do Salão do Estudante.

Mobilidade
25 Fevereiro 2019

Já se encontra a decorrer, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a 1.ª fase de candidaturas ao concurso especial para Estudantes Internacionais, que se prolonga até 31 de março, abrangendo os estudantes que não têm nacionalidade portuguesa, nem são oriundos de um Estado membro da União Europeia.