21 885 47 30 | geral@forum.pt

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) promove duas sessões de esclarecimento na Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho de Almancil (Loulé), a 8 de fevereiro, no âmbito da campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção”.

“A ANADIAL está empenhada em aumentar a visibilidade pública da doença renal e em consciencializar a população para a importância da sua prevenção, mobilizando-a (em particular os mais jovens) nesse sentido. Para isso, iremos promover diversas ações de consciencialização, ministradas por médicos e enfermeiros, em escolas básicas e secundárias de norte a sul do País”, explica Jaime Tavares, presidente da ANADIAL.

A campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção” conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação. A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

Para prevenir a doença renal crónica, é necessário vigiar o peso; ter uma alimentação saudável, com redução do consumo de gorduras e de sal, bem como das porções; deixar de fumar (os fumadores têm uma probabilidade três vezes maior de apresentar uma função renal diminuída); fazer exercício físico; controlar a hipertensão e a diabetes; não beber álcool; não proceder a automedicação; e fazer rastreios regulares.

Pub EF_2019_1
Pub Glion
Pub FCT_Expo
Últimas - Escolas
Escolas
29 Março 2019

Aprendizagem vai passar a ser obrigatória para os alunos a partir do Ensino Básico. O objetivo desta medida governamental é forçar uma mudança de comportamentos ao nível da mobilidade.

Escolas
28 Março 2019

Ciente da mais-valia que o ensino da Língua e da Cultura Latinas constituem, o colégio de Coimbra integra a disciplina de Latim nos seus “curricula” a partir do 3.º ano de escolaridade.

Escolas
28 Março 2019

Uma turma da Escola Secundária Eça de Queirós, nos Olivais, aceitou o desafio de ser um dos projetos piloto, em Portugal, do UP2U – a iniciativa europeia que pretende “encurtar a distância entre os ensinos Secundário e Superior”. O trabalho destes alunos do curso profissional de Técnico de Multimédia centra-se na arte urbana em Lisboa. A FORUM acompanhou o momento da primeira entrevista a um dos criadores, Patel Ribeiro.