A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) que faz da transversalidade um dos pilares da sua ação. Esta diversidade fica patente na oferta formativa, centrada em áreas que vão da Metalurgia e Metalomecânica às Ciências Informáticas e Tecnologias Multimédia, passando pelo mundo dos Audiovisuais e Produção dos Média ou Comunicação Social – Jornalismo e Comunicação Empresarial. "[A ESTA é] orientada para a criação, transmissão e difusão da ciência, da tecnologia da cultura e da arte, numa perspectiva profissionalizante", explica o IPT.
 
Esta dimensão profissionalizante é garantida, salienta a ESTA, através da aposta num "ensino prático, adaptado às exigências do mercado de trabalho e realizado em proximidade". Para esta última característica, acrescentam, muito contribui a dimensão e a disponibilidade de todos os profissionais desta escola.
 
 

Estudar no Politécnico de Tomar em 6 palavras

Conheces os elementos que caracterizam e distinguem o Instituto Politécnico de Tomar (IPT)? Índice do artigo O Politécnico de Tomar começa por destacar o "elemento único" que encontrarás nesta instituição de ensino superior - "a proximidade e o sentimento familiar que existe entre alunos, diplomados, professores e colaboradores".

 

 
 
O objetivo passa por garantir uma experiência de aprendizagem centrada no saber fazer e, para tal, a escola conta com estruturas à disposição dos estudantes. Para além de estúdios de Televisão e Rádio, é possível encontrar na ESTA laboratórios de Edição e de Fotografia, bem como várias infraestruturas ligadas à Engenharia Mecânica como os laboratórios de Instrumentação e Automação, Análise e Ensaio de Materiais, Desenvolvimento de Produto ou ainda Tecnologias Energéticas.
 
Para acompanahr todas as novidades, podes seguir o Politécnico de Tomar nas redes sociais, através das páginas de Facebook e Instagram.

 

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as licenciaturas da ESTA.


 

Oferta formativa

 

#1 Cinema Documental

 

curso4.9932.77be424b009d8d6ed24b92d8f2fec063

 

A ESTA define esta licenciatura como uma formação em Cinema, pensada numa abordagem documental. Por essa razão, a licenciatura "parte da observação e reflexão criativa em torno da condição humana no seu meio circundante".

O plano curricular conjuga trabalho de campo com uma componente teórica em estudos fílmicos, com o objetivo de desenvolver competências avançadas para saídas profissionais na indústria cinematográfica e audiovisual, bem como para prosseguir estudos pós-graduados.

Para saber mais sobre esta licenciatura, clica aqui.

 


 

#2 Comunicação Social

 
tecnopolo estudio
 

Esta licenciatura inclui duas especializações: Jornalismo e Comunicação Empresarial. Desta forma, para além de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou Comunicação Empresarial), frequentando UC específicas que mais se adaptem à carreira profissional que pretendem seguir.
 
A ESTA destaca que esta formação permite aos estudantes "obter uma preparação específica mas também multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa".
 
Para saber mais sobre esta licenciatura, clica aqui.
 
 

 

#3 Engenharia Mecânica

 

curso2.9123.6fd949bdd3d176489b2b549e88e9fa08

A ESTA define como objetivo desta formação oferecer uma preparação "tecnológica e científica sólida sustentada no contacto do aluno com situações reais" seja em laboratório ou no terreno.

A licenciatura foca-se em competências em diversas áreas relacionadas com a Engenharia Mecânica. Os quatro primeiros semestres são comuns a todos os alunos, existindo, depois, a possibilidade de especialização numa das diversas áreas de Engenharia Mecânica ou a ela ligadas.

Para saber mais sobre esta licenciatura, clica aqui.

 


 

#4 Informática e Tecnologias Multimédia

 

alexandre debieve FO7JIlwjOtU unsplash

 

Esta formação da ESTA inclui, no seu programa de estudos, a formação e o desenvolvimento de competências de natureza técnico-profissional em diversas áreas das Ciências Informáticas. É possível, desde logo, obter competências em Desenvolvimento de Software (multiplataforma), bem como em Especificação, Instalação e Gestão de Sistemas Informáticos e Desenvolvimento de Projetos Web.

Este é uma licenciatura onde "a inovação, aliada a sólidas bases tecnológicas e científicas, forma profissionais na área das Ciências Informáticas com as competências necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho", acrescenta a coordenação deste curso.

Para saber mais sobre esta licenciatura, clica aqui.

 

Para conhecer alguns dos espaços e atividades da ESTA, clica nas setas abaixo.


 

#3 Espaços e atividades

Este ano, a ESTA está a comemorar 20 anos de existência. Fica com algumas das imagens que caracterizam a experiência dos estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

 

 

Podes saber mais sobre esta escola aqui. Para acompanhar todas as novidades, podes ainda seguir a ESTA no Facebook.