O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Pedro Parreira, e a enfermeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Tânia Morgado, também assistente convidada na ESEnfC, foram distinguidos com os prémios de excelência de 2022 atribuídos pela Sigma Europa. Os docentes vão receber os prémios em junho, em Dublin.

Estes prémios são atribuídos aos enfermeiros que, nos últimos anos, se destacaram, respetivamente, nas áreas da “Investigação” e da “Prática Clínica”. “Estamos de parabéns. Arrecadamos três dos quatro prémios, de entre 11 capítulos europeus”, disse, a propósito, a presidente do Capítulo Phi Xi, sediado na ESEnfC, professora Lurdes Lomba.

 

 

Pedro Parreira, que ainda no ano passado conquistou dois outros prémios: o Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano, instituído pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e um prémio de reconhecimento da excelência da investigação em Enfermagem realizada durante a pandemia, também da Sigma Europa, é pós-doutorado em Ciências da Enfermagem, doutorado em Gestão e mestre em Comportamento Organizacional.

Professor coordenador, docente na ESEnfC há mais de duas décadas, Pedro Parreira foi fundador do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC, outra área onde se tem destacado. Pedro Parreira é coordenador executivo do TecCare, eixo de desenvolvimento estratégico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida na ESEnfC, que visa "aliar o conhecimento e a prática clínica à investigação experimental desenvolvida no ensino superior no domínio das tecnologias dos cuidados de saúde, visando a inovação e a transferência de conhecimento para uma melhoria da saúde prestada às populações" afirma a ESEnfC, em comunicado. 

Tânia Morgado é enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, doutoranda em Enfermagem, mestre em Bioética e pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Atualmente, é também membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, encontrando-se a desenvolver formação especializada em Intervenção Sistémica e Familiar.

Além de assistente convidada na ESEnfC, funções que também desempenha na Escola Superior de Saúde de Leiria, Tânia Morgado é, ainda, investigadora na Unidade de Investigação de Ciências da Saúde (UICISA). Dedica-se, em grande parte, às questões da literacia em saúde mental nos adolescentes.

Para saberes mais clica aqui.