O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Politécnico de Leiria formalizaram, no dia 21 de dezembro, um protocolo de colaboração para investigação e desenvolvimento, através da utilização conjunta de um equipamento de Prova de Esforço Cardiopulmonar (CPET). Este equipamento do Politécnico de Leiria está instalado no Serviço de Pneumologia do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

O equipamento será usado conjuntamente pelo CHL e pelo Politécnico de Leiria, com a coordenação dos gestores de ambas as entidades, que vão garantir a gestão operacional do protocolo. A utilização do equipamento de CPET será realizada no âmbito dos projetos de I&D desenvolvidos pelas duas instituições.

 

 

Para garantir a segurança dos utentes no âmbito das atividades de I&D desenvolvidas conjuntamente entre o Politécnico de Leiria e o CHL, o CHL assegurará a realização dos atos médicos e exames necessários para a realização da Prova de Esforço Cardiopulmonar, no âmbito da atividade específica de I&D, de acordo com as Boas Práticas Clínicas e nos termos da legislação em vigor, informa o Politécnico de Leiria, em comunicado.

"As duas instituições podem assim partilhar conhecimento e competências técnico-científicas na área de CPET entre os seus profissionais para o desenvolvimento de projetos de investigação, na formação graduada e pós-graduada de estudantes e profissionais, e na assistência aos doentes", acrescenta a mesma fonte.