A poucos meses da sua conclusão, o projeto europeu Co-Care - Co-created ICT Solutions for Alzheimer's Informal Caregiving, desenvolvido por um consórcio de instituições onde se inclui o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), encontra-se na fase de implementação do seu último produto, uma Comunidade de Prática Online (CdPO) para apoiar cuidadores informais de doentes de Alzheimer.

O projeto, que está no terreno desde janeiro de 2020, com financiamento do programa europeu Erasmus+, é coordenado pela Universidade de Vic (Espanha) e envolve instituições de ensino superior, associações de utilizadores e profissionais dos setores social, da saúde e das tecnologias de Portugal, Espanha, Reino Unido e Bélgica. O IPS está presente através das suas escolas superiores de Saúde (ESS/IPS) e de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS).

 

 

A CdPO surge como um espaço virtual onde "cuidadores informais, designers e fornecedores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), bem como estudantes, docentes e investigadores de instituições de ensino superior, poderão interagir, partilhar conhecimentos e trabalhar em conjunto na criação de soluções tecnológicas reais para facilitar o dia a dia de quem tem a seu cargo pessoas com doença de Alzheimer", explica o IPS, em comunicado.

A plataforma web, que servirá para dar suporte a todos os atores envolvidos, acompanhando o desenvolvimento do curso de formação e do kit de ferramentas entretanto já criados no âmbito do Co-Care, será disponibilizada com tradução automática entre as línguas dos parceiros do projeto: português, espanhol, catalão e inglês. Esta comunidade estará também aberta aos cuidadores formais, autoridades públicas e público em geral interessado, numa perspetiva de aprendizagem e de partilha de contributos.

A decorrer até dezembro de 2022, o projeto europeu Co-Care, centrado no utilizador (user-centered design) e assente numa ótica de cocriação, já apresentou como resultado uma proposta de formação para estudantes das áreas da saúde, serviço social e tecnologias da informação. O curso, testado numa ação piloto em Portugal, foi desenhado com o intuito de proporcionar conhecimentos e competências para a cocriação, com o envolvimento dos utilizadores, de soluções baseadas em evidência científica, colocando assim as tecnologias de informação ao serviço dos cuidadores informais de pessoas com doença de Alzheimer.