Foi já em julho de 2019 que se realizou a mais recente edição da Leiria-In. Na sexta edição da Academia da Indústria, participaram 50 estudantes vindos de todo o país, reunidos em Leiria para conhecer o mundo da tecnologia de topo aplicada à indústria. Atividades em empresas e nos laboratórios do Politécnico de Leiria foram algumas das experiências vividas durante essa semana, sem esquecer outros momentos como a visita ao Parque Aquático Mariparque ou a realização de uma corrida noturna pela cidade.

Na cerimónia final, a 12 de julho de 2019, a participante Inês Baptista contava à FORUM que a sua experiência tinha sido “enriquecedora, em primeiro lugar, a nível cultural”. “Pude conhecer a cidade de Leiria, que é uma cidade muito bonita", realçou a estudante do ensino secundário, antes de acrescentar que esta foi também uma forma de contactar com a realidade tecnológica e industrial da cidade: "Percebi que Leiria é uma cidade orientada para o futuro".


De volta a Leiria… em segurança

Em 2020, as contingências relacionadas com a pandemia da Covid-19 acabaram por levar ao adiamento da Leiria-In. A Academia da Indústria, contudo, está de volta em 2021, com a sua sétima edição a realizar-se entre os dias 5 e 9 de julho. As práticas de segurança de saúde, contudo, levam a que o número de estudantes seja reduzido para cerca de metade – serão 24 os alunos do ensino secundário e profissional a deslocar-se a Leiria, para uma semana de atividades. 

 


Inscrições abertas

Se procuras mais informação sobre como é ser estudante do Ensino Superior, tens um gosto pela tecnologia que gostarias de desenvolver e gostarias de conhecer estudantes do todo o país, a Academia da Indústria – Leiria-In pode ser uma boa opção para o teu verão. As inscrições estão abertas até 18 de junho. Para fazer a tua inscrição ou saber mais sobre esta academia, visita: forum.pt/academias-forum/leiria-in.


 

As contingências colocadas pela pandemia da Covid-19 obrigam ainda a outras adaptações. Desde logo, o alojamento será feito em quartos individuais. Por outro lado, todos os outros momentos vão obedecer às normas de segurança vigentes – as refeições serão realizadas nas cantinas do Politécnico de Leiria e o transporte será garantido em autocarro próprio destacado para esta academia. 

Como não poderia deixar de ser, também as atividades serão realizadas no contexto que a pandemia da Covid-19 obriga. Algumas das atividades previstas são desafios e jogos realizados em laboratórios e empresas, bem como passeios e convívios na cidade e região de Leiria. Todas as ações que integram o programa serão dinamizadas implementando as normas de segurança necessárias.

 
Conhecer vários mundos

Para além de te dar a conhecer mais sobre os mundos da tecnologia e indústria, a Leiria-In permite-te ainda acesso a uma experiência que poderá ser relevante – o contacto, na primeira pessoa, com o mundo do Ensino Superior. Durante a semana, será o Politécnico de Leiria a acolher os participantes e o contacto próximo com as suas estruturas, estudantes e profissionais poderá dar-te informação importante sobre o que é o prosseguimento de estudos. 

Por outro lado, esta é também uma oportunidade de conhecer pessoalmente estudantes vindos de todo o país, que se juntam em Leiria durante estes dias. As inscrições estão abertas a todos os estudantes do ensino secundário e profissional, até 18 de junho (link QR Code). Vais reservar o teu lugar?  

As inscrições estão abertas aqui!