No dia em que se celebra o Dia Internacional do Riso, 18 de janeiro, enumeramos alguns dos motivos pelos quais deves rir com frequência. É do conhecimento comum que, quando rimos, sentimo-nos melhor. Por isso, deixamos-te aqui 7 benefícios do riso no dia-a-dia para que, com este simples movimento, sejas mais saudável.

 

4 compressed

 

#1 Liberta substâncias químicas associadas ao bem-estar

Tudo começa com a liberação de endorfinas. O movimento do rosto, dos ossos e dos nervos provoca a liberação desta substância química associada ao bem-estar do corpo. As endorfinas promovem uma sensação positiva que influencia diretamente a saúde física e mental.

 

#2 Estimula o sistema imunitário

As mesmas endorfinas libertadas durante o sorriso também estimulam o sistema imunitário, reduzindo o stresse e aumentando o número de células imunes e anticorpos que combatem as infeções. Este incrível movimento do corpo (o riso), melhora a resistência às mais variadas doenças.

 

#3 Alivia a tensão física e o stresse

Uma boa risada alivia a tensão física e o stresse, relaxando os músculos. Para quem sofre dores crónicas, as endorfinas libertadas pelo sorriso são uma ótima forma de conter a dor, pois alivia a tensão em todo o corpo.

 

3 compressed

 

#4 Faz bem ao coração

Quando sorrimos, o fluxo sanguíneo aumenta, melhorando a função dos vasos, o que nos protege de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares.

 

#5 Ajuda a resolver conflitos

No trabalho, na família, na escola ou em qualquer outro ambiente onde estamos inseridos, o riso ajuda na resolução de conflitos internos e externos. Rir ajuda-nos a olhar para a vida com menos peso, sem nos entregarmos a pensamentos negativos. Além do mais, quando rimos, ficamos também mais resilientes.

 

2 compressed

 

#6 O riso atrai outras pessoas felizes

Segundo várias pesquisas, as pessoas ficam mais atraentes quando riem. Experimenta sair um dia à rua e rir para as pessoas que encontras. É bem provável que a tua energia contagie, e muitas pessoas sentir-se-ão mais à vontade para se aproximarem e meterem conversa contigo.

 

#7 Inspira comportamentos positivos

A forma como encaramos cada uma das situações menos positivas que nos aparecem é fundamental para determinar se as consequências destas ocorrências serão positivas ou negativas. Quando rimos das situações adversas, e de nós próprios, conseguimos tornar mais fáceis de ultrapassar os momentos mais difíceis.

 

1formatado compressed

 

Quando o bom humor e o riso são partilhados unem as pessoas, aumentam a intimidade e contribuem para o estado mútuo de felicidade. Rir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele. A  nossa recomendação é rir sem moderação.