Normalmente as moscas, os mosquitos e as pulgas provocam reacções alérgicas locais, como as chamadas borbulhas, babas, etc. Já as abelhas e vespas podem criar uma verdadeira alergia, claro que tudo isso depende do historial clínico da pessoa. Existem pessoas a quem uma picada de abelha ou de vespa só causa um pequeno inchaço, ou uma vermelhidão, mas existem outras alergias bem mais graves que podem até causar a morte. Um estudo internacional permite estimar que em Portugal 3% dos adultos e 0,3% a 0,8% das crianças sejam vítimas das reacções alérgicas mais sistemáticas.

Isto é derivado ao veneno que estes animais administram durante a picada, e se a pessoa for alérgica pode provocar a diminuição da pressão arterial, alterações do batimento cardíaco e distúrbios na circulação sanguínea, e pode até levar à morte.

Se tens este tipo de alergias, já sabes, vai já levar a tua vacina antialergénica para o veneno de abelha ou vespa. E depois convém andares sempre prevenido com a tua caneta de adrenalina para que, se algum dia um bichinho destes te picar, tu possas remediar logo a situação.