Este encontro tem como principal objetivo promover a partilha de experiências resultantes do empenho e dedicação dos monitores do Projeto Rios que atuam em diversas regiões do país, mas, também, criar um momento de proximidade e partilha, entre os participantes, a coordenação nacional do Projeto Rios e a direção da ASPEA, numa perspetiva de avaliação e estratégia futuras para o PR.

O projeto Rios é um projeto ibérico coordenado, a nível nacional, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) que tem como propósito incentivar a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação simples, mas rigorosa, de fácil aplicação e desenvolvimento, os grupos assumem a responsabilidade de vigilância e proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos, em geral, e para promoção de ações de melhoria do troço, em particular.

Com a inclusão do Encontro Nacional de Monitores do Projeto Rios no XXI MANIFesta, em parceria com a ANIMAR e o Município de Penacova, a coordenação Nacional do PR «pretende levar os monitores do Projeto Rios a conhecer e interagirem com a comunidade de uma zona do país, recentemente fustigada pelo flagelo dos incêndios, a partir de dinamização de atividades e na participação de debates e tertúlias com vista à valorização do território em que se encontram, identificando as oportunidades e debatendo os desafios que aí se encontram».
Este encontro integra um seminário sobre o tema "valorizar os territórios: oportunidades e desafios» com a participação de três investigadores de Universidades de Coimbra, Porto e Lisboa, nomeadamente a Profª Helena Freitas, o Prof. Nuno Formigo e a Profª Luisa Seixas. Este seminário pretende aproximar o conhecimento científico ao conhecimento empírico através da apresentação de projetos que estão a ser implementados no terreno, como é o caso, entre outros, do Projeto Europeu LIVINGRIVER, coordenado pela ASPEA e que envolve 7 parceiros de 4 países europeus, refere Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA.

Esta iniciativa conta com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso "Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras", no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020.

Para mais informações contacta o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou consulta as atividades do projeto aqui.