A incidência crescente das doenças mentais em Portugal e no mundo é o mote para o “Guia para o desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem-estar?” da fundação José Neves, dirigido tanto para os portugueses que já cuidam do seu bem-estar e saúde mental como para os que nunca pensaram no assunto.

Este guia “apoia os portugueses na promoção da sua saúde mental através de um conjunto de exercícios e estratégias que visam ajudar as pessoas a lidar com as suas emoções de uma forma saudável”, afirma a fundação, em comunicado. Segundo dados da Direção Geral de Saúde, um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação mental. Em Portugal este é mesmo o segundo tipo de doenças mais registado (12%), apenas ultrapassado pelas doenças cardiovasculares (14%)

Porque o bem-estar é fruto de uma prática diária, este é um guia ao qual as pessoas podem recorrer sempre que precisarem, oferecendo um conjunto de ferramentas comprovadamente eficazes em muitos aspetos das suas vidas, nas relações pessoais, no emprego, na escola e na formação individual; ajudar a identificarmos as emoções; refletir sobre os comportamentos e perceber se as estratégias utilizadas para lidar com os desafios diários estão a ajudar ou a piorar as situações com que nos deparamos; realçar que não vivemos isolados, que temos uma rede de suporte e que fazemos parte da rede de suporte dos outros.


O guia pretende ajudar os portugueses a construir uma rotina que promova a saúde e o bem-estar


“Vivemos num mundo em que ter ‘mais’ parece ser o melhor para o nosso futuro. Trabalhar mais, esforçarmo-nos mais, termos mais. Muitos destes pensamentos e comportamentos são potenciados por uma realidade pessoal e profissional cada vez mais exigente e individualista", destaca o presidente executivo da Fundação José Neves, Carlos Oliveira. No entanto, às vezes “é preciso reajustar a forma como olhamos a realidade dos dias de hoje e determinar o que é realmente importante para nós. Este guia é um contributo da Fundação José Neves para a sociedade portuguesa, para nos ajudar a todos a priorizar o bem-estar e reforçar a saúde mental como base para nos sentirmos completos”, finaliza o presidente.

O “Guia para o desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem-estar?” da Fundação José Neves é realizado em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e identifica diversas ferramentas (emocionais, profissionais, relacional e de gestão pessoal) para ajudar os portugueses a construir uma rotina que promova a saúde e o bem-estar, e procure o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

O Guia pode ser consultado na íntegra aqui