O chocolate é um alimento que foi descoberto pelo povo Asteca, feito a partir da amêndoa torrada do cacau. Com ele, faziam um líquido escuro que chamavam de xocoatl (do náuatle xococ "amargo" + atl "água"). Colombo foi um dos primeiros navegadores europeus a provar o sabor do chocolate. Mas hoje em dia, o chocolate chega a tua casa de todas as maneiras, os mais conhecidos por todos são o chocolate Milka, o Toblerone, Ferrero Rocher, Guylian, Nestlé, e o famoso chocolate suíço.

Pontos positivos
Dizem que o chocolate não envelhece, dá energia e alegria. Impede a acumulação de gordura nas artérias e diminui a taxa de colesterol no sangue, o chocolate  favorecendo também o funcionamento do coração.  Quantidades pequenas e regularmente ingeridas de chocolate reduzem o risco de ataque cardíaco.


Pontos negativos
Não se pode negar, por exemplo, que o chocolate é uma alta fonte de calorias. Apenas como referencial, uma barra de chocolate de 100 gramas contém, em média, 611 calorias e 48,7 gramas de gorduras. Além do aumento de peso, o consumo excessivo de chocolate pode provocar taquicardia leve.


Mas hoje em dia, para além de se comer, podemos usar o chocolate em SPA’s, em máscaras de beleza, massagens, banhos e até usá-lo para o bronze.


Como estamos quase a chegar ao Natal, ficas desde já a saber que as vendas de produtos de chocolate na época natalícia crescem à volta de 20%.A indústria esbanja criatividade nesta época. O chocolate já está bastante integrado no espírito natalício, como é o exemplo das figuras natalícias, Pais Natais com ou sem recheio e de vários tamanhos, moedas recheadas, botas de chocolate, caixa de bolas de Natal douradas e prateadas, bonecos de neve com marshmallow, cartões e placas de chocolate com mensagens de Boas Festas.
E se és grande amante de chocolate, vai andando atento pois feiras de chocolate não faltam, e podes sempre ir visitar uma!

Diz lá que agora não te cresceu água na boca e só te apetece comer chocolate?