Amee Baird e Séverine Samson são os autores desta investigação que, embora tenha analisado um pequeno número de casos, foi a primeira a debruçar-se sobre as memórias autobiográficas invocadas pela música, em pacientes com lesões cerebrais adquiridas.

Os dois investigadores reproduziram aleatoriamente para um grupo de cinco pacientes com lesões cerebrais, excertos de 100 canções que ocuparam a primeira posição do top "Billboard Hot 100” entre 1960 e 2010. As mesmas canções foram mostradas a um grupo de cinco indivíduos saudáveis.

Baird e Samson concluíram que a frequência de memórias autobiográficas "recuperadas" graças à música foi semelhante para os elementos dos dois grupos. As memórias associadas dizem respeito sobretudo a situações positivas.

"Os resultados sugerem que a música é um estímulo efetivo para a recuperação das memórias autobiográficas e pode ser benéfica na reabilitação de problemas como a amnésia autobiográfica, embora somente em pacientes sem um déficit fundamental na capacidade de relembrar eventos passados e com uma percepção intacta da intensidade do som", explicam os investigadores.

{module Pub}